Polícia Civil realiza ação contra um dos maiores esquemas de drogas do RJ
Operação Rota do Rio cumpre 99 mandados de busca e apreensão nos estados do Rio de Janeiro, Amazonas, Minas Gerais e Pará
A Polícia Civil realiza uma megaoperação nesta terça-feira (21) contra um dos maiores esquemas de drogas já descobertos no Rio de Janeiro.
De acordo com as investigações, os agentes descobriram a rota utilizada para o escoamento de drogas vindas do Amazonas até o Rio de Janeiro. Além da forma de distribuição no morro e no asfalto, a Polícia Civil também apurou que os criminosos lavavam o dinheiro por meio de pagamentos a pessoas e empresas, entre elas um frigorífico no Amazonas, pertencente a um ex-prefeito de um município naquele estado. O político teve o mandato cassado por abuso de poder econômico.
As investigações financeiras apuraram que, em um período de dois anos, a organização movimentou aproximadamente R$ 30 milhões em recursos ilícitos.
A operação Rota do Rio cumpre 99 mandados de busca e apreensão nos estados do Rio de Janeiro, Amazonas, Minas Gerais e Pará.
Na Rio, há buscas em comunidades como Fallet-Fogueteiro e em endereços da zona sul, como Ipanema, Copacabana e Barra da Tijuca, além da Região dos Lagos, como Cabo Frio e Búzios.
Entre os investigados estão integrantes do Comando Vermelho. Segundo a Polícia Civil, um braço da organização criminosa foi criado no estado do Amazonas, formando uma nova sigla da facção, o CVAM.
A investigação foi conduzida pela Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD), com o apoio da Delegacia de Repressão a entorpecentes (DRE), da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) e da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) da Polícia Civil do Amazonas.