Enchente no RS: veja a previsão para o Guaíba nesta semana
Segundo a MetSul, preocupação é maior no fim de semana, quando pode haver um segundo repique das inundações
O nível do lago Guaíba, em Porto Alegre, mesmo após diminuir e chegar a 4,43 metros (queda em relação à marca histórica atingida na semana passada) voltou a ter alta na madrugada desta segunda-feira (20).
De acordo com a MetSul Meteorologia, o nível medido na régua do Cais Mauá à meia-noite era de 4,24 metros. Já às 6h desta, a observação apontou que o nível havia subido para 4,31 metros. Mais tarde, às 13h, houve uma pequena redução, para 4,28 metros.
Segundo a MetSul, essa elevação foi ocasionada por uma condição climática que dificultou o escoamento da água, gerando efeito de represamento.
A tendência geral a partir de então é de que a curva baixa se mantenha até esta quinta-feira (23) com períodos de oscilação conforme o vento. No meio desta semana, é esperado um vento mais favorável ao escoamento das águas, especialmente na quarta (22).
A preocupação se concentra para o fim de semana, quando pode haver um segundo repique da enchente.
Entre quinta e domingo, a previsão é de que ventos intensos entre 70 km/h e 90 km/h atinjam o norte da Lagoa dos Patos, o que pode resultar no represamento do Guaíba.
Nesse mesmo tipo de situação, no passado, com a previsão de aumento da intensidade do vento, o Guaíba chegou a subir mais de 30 cm.
No entanto, como o nível do Guaíba deve se manter em queda até quinta-feira, o segundo repique deve se iniciar com nível mais baixo do que no último, quando o nível voltou a ultrapassar os 5 metros.
*Sob supervisão