“Queremos uma agenda realista”, diz diplomata sobre encontro de Biden e Bolsonaro
Diplomata e ex-embaixador dos EUA no Brasil Todd Chapman falou sobre a expectativa para a reunião entre os líderes na Cúpula das Américas
Em entrevista à CNN, nesta quarta-feira (8), o diplomata e ex-embaixador dos EUA no Brasil Todd Chapman falou sobre a expectativa para a reunião entre os presidentes Joe Biden e Jair Bolsonaro (PL), na Cúpula das Américas, em Los Angeles. O ex-embaixador defende que os líderes discutam uma “agenda realista”.
O evento é sediado em Los Angeles e reúne líderes de países das Américas para discutir e buscar soluções para questões políticas compartilhadas.
“É importante que os dois líderes dos maiores e mais importantes países das Américas se sentem para falar de um tema de interesse mútuo, é muito mais importante ser pragmático que ser ideologista…Queremos uma agenda realista, concreta e realmente focando nos temas mais importantes do momento, a questão da economia”, disse Chapman.
Dentre os principais temas a serem abordados pelos presidentes dos Estados Unidos e Brasil, o diplomara reitera que meio ambiente e segurança são alguns dos mais importantes, e que a discussão é importante para todos os países da região.
“Quando o Estado está querendo trazer beneficio aos seus cidadãos, a gama de temas que podem falar são enormes: sobre meio ambiente, segurança alimentar, seguranças nas Américas. Tem muito o que falar, muitas coisas concretas que podem beneficiar não só os cidadãos do Brasil e dos EUA, como em toda a América”, afirmou.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quarta-feira (8) que pretende mostrar a Joe Biden “o que é o Brasil”, durante a Cúpula das Américas. O encontro entre os chefes de Estado está previsto para quinta-feira (9).
“Acho que todo mundo sabe o que está acontecendo no Brasil. Hoje à noite eu decolo para os Estados Unidos. Bem acompanhado, com a primeira-dama, coisa rara ela viajar comigo. Eu nem iria à Cúpula das Américas. Eu não iria aparecer em fotografia. Foi feito então um diálogo com o assessor do senhor Joe Biden. Foi acertado uma reunião bilateral, do tempo que se fizer necessário. E nós vamos conversar com ele, mostrando o que é o Brasil”, disse Bolsonaro.
“Esse é o momento de propostas concretas, porque o mundo exige isso, eu espero que o presidente Biden tenha propostas bastantes coletivas e concretas para inspirar a interação americana”, disse Todd Chapman à CNN.