Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Brasil avalia sugestões dos EUA sobre democracia e ambiente; veja a íntegra

    São cinco compromissos políticos que a CNN teve acesso

    Caio Junqueirada CNN

    A CNN teve acesso ao texto-síntese dos compromissos que os Estados Unidos apresentaram aos países que farão parte da Cúpula das Américas.

    São cinco “compromissos políticos”:

    • Governança democrática;
    • Saúde e resiliência à pandemia;
    • Transição de energia limpa;
    • Nosso futuro verde;
    • Transformação digital.

    Há um sexto tópico que trata sobre migração.

    Veja aqui a íntegra do conteúdo dos compromissos.

    Em dois deles o Brasil, a proposta americana versa sobre valores que o governo Jair Bolsonaro é questionado: democracia e meio ambiente. A versão final dos textos ainda está sendo negociada, mas fontes do governo disseram à CNN que o Brasil não tem resistência ao teor geral.

    No compromisso sobre “governança democrática”, os americanos propuseram que “a Nona Cúpula apoiará e aprimorará a implementação efetiva de nossos compromissos com a democracia e a transparência, incluindo eleições livres e justas; participação cidadã; proteção de defensores de direitos humanos, defensores do meio ambiente, jornalistas, trabalhadores, mulheres e meninas em toda a sua diversidade e membros de grupos vulneráveis e marginalizados”.

    O documento diz ainda que “a pandemia exacerbou o retrocesso democrático em nossa região e, agora, mais do que nunca, nossos líderes reafirmam seu compromisso” e que “em um cenário de retrocessos democráticos e abusos de direitos humanos em muitas partes da região, os cidadãos de nossos países clamam cada vez mais por democracias responsáveis, resilientes e inclusivas”.

    Já no texto sobre meio ambiente, diz que “o compromisso inclui medidas para combater o desmatamento, a conversão de ecossistemas e a poluição plástica dos oceanos”. “Como os mais afetados pelas mudanças climáticas são geralmente os mais vulneráveis, esse compromisso enfatiza o envolvimento dos tomadores de decisão com povos indígenas, populações afrodescendentes, mulheres e meninas e outras comunidades desfavorecidas”, diz o texto.

     

    Tópicos