Tempestades no Texas deixam cerca de 770 mil residências sem energia
Ventos com força de um furacão atingiram o estado americano na noite de quinta-feira, 16, deixando pelo menos 4 mortos
Mais de 770 mil residências e empresas no Texas, Louisiana e outros estados da região da Costa do Golfo dos EUA estavam sem energia nesta sexta-feira (17), depois que fortes tempestades atingiram a região na noite de quinta-feira (16), de acordo com meteorologistas e dados do site de rastreamento PowerOutage.us.
O número teve uma queda em relação aos mais de 890 mil clientes que ficaram sem abastecimento na manhã desta sexta-feira (17).
A empresa do Texas CenterPoint Energy tem atualmente o maior número de cortes de energia, com cerca de 657 mil clientes na área de Houston afetados, de acordo com PowerOutage.us.
Já na Louisiana, a Entergy foi a empresa de energia mais atingida, com mais de 29 mil clientes sem serviço, também segundo o site.
Veja imagens da destruição no Texas:
Tempestades deixam quatro mortos
A tempestade com ventos com a força de um furacão atingiu a área de Houston na quinta-feira (16), matando pelo menos quatro pessoas, arrancando janelas de prédios altos, disse o prefeito de Houston, John Whitmire, em entrevista à estação de televisão local KRIV.
Duas mortes teriam sido causadas por árvores caídas, e outra por um acidente com guindaste, disse o chefe do Corpo de Bombeiros de Houston, Samuel Peña, em entrevista coletiva.
Em Katy, Texas, uma cidade a oeste de Houston, águas lamacentas e castanhas inundaram um bairro residencial e as árvores balançaram sob ventos com velocidade de cerca de 129 a 161 quilômetros por hora.
Alguns residentes de Houston lotaram um supermercado da rede Costco para se proteger da tempestade.
Funcionários da loja fecharam as venezianas e pediram aos clientes que se deslocassem até o centro da loja.
O prefeito disse que o mau tempo pegou muitos moradores de surpresa, contando que estava assistindo a um jogo da liga infantil de beisebol quando a tempestade chegou, e “e tivemos muito pouco tempo para nos cobrir”, comenta.
O Serviço Meteorológico Nacional também emitiu um alerta de enchentes para a área de Houston devido às fortes chuvas associadas à tempestade.