Brasileira usa primeiro vestido de noiva impresso em 3D do mundo
Peça, criada pela estilista holandesa Iris van Herpen, levou 600 horas para ficar pronta; confira
A advogada brasileira Mariana Pavani surpreendeu os seguidores ao compartilhar os detalhes do look usado em seu casamento no início do mês — afinal, ela se consagrou como a primeira noiva a subir no altar com um vestido feito em impressora 3D, com criação da estilista holandesa Iris van Herpen.
“Foi um processo divertido e muito trabalho: precisei fazer muitas provas, fui duas vezes a Paris e três vezes a Amsterdã no ateliê da estilista (e terminei com o vestido perfeito). Foram dois anos de trabalho, um resultado melhor do que perfeito”, comemorou no Instagram nesta semana.
À revista WWD, a designer, pioneira em peças de vestuário impressas dessa maneira, deu detalhes da construção do vestido delicado e, ao mesmo tempo, com estética futurista.
Segundo ela, a peça, que levou 600 horas para ficar pronta, não conta com costuras. “Não seria possível fazer isso de uma forma típica […] Este foi realmente um projeto dos sonhos para mim, porque a moda impressa em 3D está em museus e nas passarelas, mas tê-la usada por alguém no dia mais especial da sua vida, acho que é realmente outra coisa”, explicou.
O processo criativo
A estilista também afirmou que o processo começou com um escaneamento corporal de Mariana, para garantir que as medidas ficassem, de fato, perfeitas.
Na sequência, a aplicação dos elementos em 3D foi feita no vestido fluido e costurado à mão. Diante de tantos detalhes, esse itens levaram 41 horas para serem impressos.
“Então temos elementos esculturais, mas também a fluidez e movimento [do tecido]. Essa é a dualidade que eu realmente amo”, finalizou.
“Foi difícil conter as lágrimas. Conseguimos alcançar tudo o que eu esperava… O design me fez sentir poderosa e feminina, com um visual muito único e singular”, disse a noiva ao veículo.