Mesmo com teto de 17% do ICMS, combustível pode não cair; e o impasse da Eletrobras
Thais Herédia e Priscila Yazbek apresentam o podcast CNN Money, nas manhãs de segunda a sexta, com um balanço dos assuntos que influenciam os mercados, as finanças e a economia
A semana começa com o petróleo subindo acima de US$ 120, após abertura dos mercados da Europa nesta segunda-feira (6). O preço reflete a preocupação sobre a oferta da commodity disponível no mundo nos próximos meses.
Com o aumento do petróleo, o Brasil fica de olho em um possível novo reajuste pela Petrobras. O preço dos combustíveis continua sendo pauta no país, enquanto o governo tenta passar o projeto de lei que estabelece um teto de 17% na alíquota do ICMS, com o objetivo de reduzir os valores cobrados nas bombas.
A aprovação do projeto significaria também uma arrecadação menor por parte dos estados. Segundo estudo da Instituição Fiscal Independente, os estados deixaram de arrecadar em 2020 mais de R$ 92 bilhões.
E a Eletrobras, que teve mais um obstáculo em seu processo de capitalização após a Justiça do Rio suspender a Assembleia Geral de Debenturistas de Furnas, essencial para a privatização da empresa.
Apresentado por Thais Herédia e Priscila Yasbek, o CNN Money apresenta um balanço dos assuntos do noticiário que influenciam os mercados, as finanças e os rumos da sociedade e das dinâmicas de poder no Brasil e no mundo.
Confira também os outros podcasts da CNN Brasil, e inscreva-se no canal no YouTube.