Fux e Bolsonaro planejam reunião sobre eleições
Conversa deverá ocorrer dentro de um contexto de outras reuniões que o ministro pretende fazer com autoridades do Congresso, do Executivo e das Forças Armadas
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, planeja se reunir com o presidente Jair Bolsonaro (PL) nas próximas semanas para tratar das eleições deste ano. A ideia é que o encontro ocorra no STF.
A conversa deverá ocorrer dentro de um contexto de outras reuniões que Fux pretende fazer com autoridades do Congresso Nacional, do Executivo e das Forças Armadas conforme a campanha eleitoral e as eleições se aproximam.
O ministro tem dito a interlocutores não querer que ocorra um novo “7 de Setembro”, data que, em 2021, bolsonaristas foram às ruas insuflados pelo presidente para protestar contra o STF. Há uma preocupação específica com as horas e dias seguintes ao anúncio do resultado das eleições, especialmente em caso de derrota de Bolsonaro, crítico contumaz da urna eletrônica.
Nas conversas, inclusive com Bolsonaro, pretende dizer que o resultado eleitoral precisa ser respeitado e o vencedor assumir o cargo sem traumas institucionais. Ministros da Corte com que a CNN conversou avaliam que é necessário reforçar essa ideia com as autoridades envolvidas, incluindo aí integrantes das Forças Armadas.
Há no STF a expectativa de que antes mesmo desse encontro o Palácio do Planalto faça um gesto a corte: o veto a um projeto apresentado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que acaba com o plenário virtual. O modelo é considerado por ministros da corte um sucesso por ter agilizado julgamentos e diminuído o acervo de processos dos gabinetes. Na semana passada, inclusive, Fux conversou com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, sobre o assunto.