Crise global e custo elevado contribuem para risco de desabastecimento de diesel
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço dos temores com escassez do combustível no Brasil e no mundo e os seus possíveis reflexos
A Petrobras alertou o governo federal, no último dia 27, para a possibilidade de falta de diesel no país a partir de julho. O Ministério de Minas e Energia apontou que os estoques nacionais são suficientes para pouco mais de 30 dias, no caso da interrupção total da produção e das importações.
O temor de desabastecimento é compartilhado por outros países em meio aos impactos da guerra na Ucrânia, que afetou as cadeias de produção e distribuição de combustível. No Brasil, mesmo com reajustes recentes nos últimos meses, o preço do diesel ainda permanece defasado em relação à cotação internacional, e os custos ampliam o risco de escassez.
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço das preocupações com o risco de desabastecimento de diesel no segundo semestre deste ano no Brasil. Para descrever as alternativas para reduzir as chances de falta do combustível e os seus reflexos para a economia brasileira, participam deste episódio o professor de planejamento energético Mauricio Tolmasquim, da Coppe/UFRJ, e o Especialista CNN em economia Sérgio Vale.
Conheça outros podcasts da CNN Brasil:
Semana de 22 – Bem mais que o modernoso
Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.
(* Publicada por Diego Toledo)