Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Sem apoio tucano a Tebet, MDB diz que também não há acerto sobre Tasso como vice

    Presidente do MDB afirmou à CNN que não houve discussão sobre nome de vice em encontro com PSDB, apesar de tucanos falarem em convergência em torno de Tasso Jereissati

    O deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP)
    O deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) Foto: Michel Jesus - 8.abr.2019/Câmara dos Deputados

    Basília Rodriguesda CNN

    O presidente do MDB, Baleia Rossi, afirmou à CNN que ainda não há definição do nome do vice tucano que comporia a chapa com Simone Tebet.

    Após reunião entre as cúpulas do PSDB e do MDB nesta quarta-feira, tucanos deixaram o encontro afirmando que, mesmo sem anúncio, já haveria convergência de que o vice seria o senador Tasso Jereissati. À CNN, o presidente nacional do MDB, disse no entanto que “não teve nenhuma definição sobre vice. Não teve conversa nesse sentido (sobre Tasso). Falamos ontem sobre questões gerais da aliança”.

    A manifestação reforça que mesmo formalizado o apoio de PSDB a Tebet na semana que vem, ainda não há definição sobre o exato nome do vice na chapa.

    O principal é definir o apoio à Tebet e depois fechar entendimento sobre quem dividiria o palanque com ela.

    Antes de seguir com a aliança, a cúpula tucana busca um acordo com o MDB que agrade às diferentes alas tucanas que se opõem ao nome de Tebet à cabeça de chapa.

    No caso do Rio Grande do Sul, o MDB teria que abrir mão da candidatura do deputado estadual Gabriel Souza ao governo gaúcho e apoiar o tucano Eduardo Leite. Ainda há integrantes do PSDB e do MDB que defendem Leite na chapa nacional, como vice de Tebet, mas a cúpula tucana quer lançar Leite ao governo do estado.

    No caso de Minas Gerais, o esforço é para o MDB apoiar um nome ligado a Aécio Neves, o ex-deputado Marcus Pestana que aparece mal nas pesquisas ao governo mineiro. Aécio é um dos principais opositores à aliança com o MDB.

    A avaliação de que a briga no PSDB transformou o partido em alvo fácil de opositores é uma das poucas coisas que as alas concordam.

    Em meio às negociações, a declaração do ex-presidente Lula de que “o PSDB acabou” uniu alas rivais na defesa à sigla. Nesta semana, Lula falou do que considera o fim do PSDB, durante evento público. Contra Lula, lideranças como Aécio Neves e o presidente nacional da legenda, Bruno Araújo, que são opositores dentro do PSDB, publicaram críticas ao ex-presidente.

    Procurado, o PSDB ainda não se manifestou sobre a discussão de vice.

    Debate
    A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.

    *Publicado por Renan Porto