Viagem que levará brasileiro ao espaço ocorre neste sábado (4)
Victor Correa Hespanha, de 29 anos, mora em Minas Gerais e é o segundo brasileiro a fazer esse tipo de viagem
A espaçonave NS-21 decolará no sábado (4) às 10h (horário de Brasília), segundo anúncio da Blue Origin. O voo é especialmente importante para Victor Espanha, que se tornará o segundo brasileiro a ir ao espaço e o primeiro turista espacial do país.
Hespanha, mineiro de 28 anos, é engenheiro de produção civil e ganhou o direito de participar do voo após vencer um sorteio da Crypto Space Agency (CSA). Ele comprou três NFTs na plataforma ao descobrir que teria direito a participar da seleção. NFT é a sigla em inglês para “token não-fungível”, uma forma de certificado para aquisições de propriedades digitais.
O primeiro brasileiro a fazer uma viagem ao espaço foi o ex-ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações Marcos Pontes, que esteve na Estação Espacial Internacional em 2006.
A viagem de Hespanha era para ter acontecido no dia 20 de maio, mas alguns problemas no foguete fizeram com que a data fosse postergada — de acordo com a empresa, durante as últimas revisões, foi observado que um dos sistemas de backup não estava “atendendo às expectativas de desempenho”.
A empresa fez um comunicado nas redes sociais confirmando a nova data.
Ver essa foto no Instagram
Além de Hespanha, tripulação é composta pelo astronauta Evan Dick; a ex-chefe de testes da NASA Katya Echazarreta; o piloto de jato Hamish Harding; o cofundador da Dream Variation Ventures, Jaison Robinson; e o cofundador da empresa Insight Equity, Victor Vescovo.
“Estou vivendo um sonho”
À CNN, Victor disse que está vivendo um sonho. “Eu estou muito feliz, vivendo um sonho. É um sonho de infância. Todo brasileiro sonha em ser jogador de futebol ou ser astronauta e eu estou realizando o sonho de ir ao espaço”, afirmou.
Questionado se ele venderia o ticket caso haja alguma proposta, Victor disse: “sonho não se vende. Eu estou representando o sonho de mais de 200 milhões de brasileiros e outras pessoas no mundo”.
Como será o voo
O voo da Blue Origin, empresa fundada pelo bilionário Jeff Bezos, também fundador da Amazon. O voo classificado como suborbital dura cerca de 10 minutos, e os passageiros têm a sensação de gravidade zero durante a queda da nave de volta à atmosfera terrestre. A New Shepard pousará com o auxílio de um paraquedas.
A nave deve atingir os 3.700 km/h e 100 km acima do nível do mar, o limite estabelecido para o início do espaço.
Lembre bilionários que foram para o espaço e quais pretendem ir esse ano
[cnn_galeria active=”648250″ id_galeria=”648073″ title_galeria=”Lembre bilionários que foram para o espaço e quais pretendem ir esse ano”/]
*Sob supervisão de Ana Nunes e com informações de Léo Lopes, da CNN