Exército da Ucrânia relata combates pesados com russos na região de Kharkiv
“Estão em curso combates intensos. Três combates ainda estão em andamento”, disse o general Serhii Melnyk, comandante das forças de defesa da cidade de Kharkiv
A região de Kharkiv, no norte da Ucrânia, está enfrentando “combates pesados” enquanto as tropas russas avançam com ofensivas terrestres e aéreas nesta quarta-feira (15), disse o Exército ucraniano.
“Estão em curso combates intensos”, disse o general Serhii Melnyk, comandante das forças de defesa da cidade de Kharkiv.
“Três combates ainda estão em andamento”, disse Melnyk.
“Em algumas áreas, perto (das cidades de) Vovchansk e Lukiantsi, os defensores ucranianos foram forçados a mover-se para posições mais favoráveis para utilizarem as suas forças de forma mais eficaz e defenderem a região da ofensiva.”
A cidade fronteiriça de Vovchansk, em Kharkiv, foi libertada da ocupação russa há mais de 18 meses.
As tropas ucranianas repeliram 11 ataques e estão bloqueando o avanço da Rússia em direção a “Lyptsi a partir de Hlyboke e Lukiantsi, e em direção a Vovchansk a partir da direção de Shebekino (Rússia)”, disse Melnyk.
A cidade de Kharkiv foi atingida na terça-feira por um ataque aéreo russo que feriu 24 pessoas, incluindo quatro crianças, e danificou edifícios residenciais, disse Melnyk.
O ataque também matou uma pessoa.
“Em 14 de maio, um drone inimigo colidiu com um prédio residencial em uma rua da cidade, matando uma mulher de 80 anos. Outra pessoa foi morta na vila de Hatyshche”, segundo o comandante das forças de defesa da cidade.
O Ministério da Defesa da Rússia disse na terça-feira que “libertou” o assentamento de Buhrovatka na região de Kharkiv e “derrotou a mão de obra e o equipamento” do exército ucraniano em Vesele, Vovchansk e Lyptsi.