Rússia critica tentativa de expropriação de ativos
Governo de Vladimir Putin afirma que medida enfraquece sistema financeiro global
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou nesta quarta-feira que a tentativa dos países ocidentais de tentar expropriar ativos russos viola as leis dessas próprias nações e que a iniciativa danifica o sistema financeiro internacional.
A porta-voz da chancelaria russa, Maria Zakharova, afirma que a ofensiva é uma forma de neocolonialismo e classificou a estratégia como parte de uma guerra híbrida que ela afirmou que o ocidente trava contra Moscou.
Kremlin ameaça retaliação à imprensa ocidental
Nessa mesma coletiva de imprensa, Zakharova avisou os países da União Europeia que se o bloco impor restrições à mídia russa, o Kremlin vai responder com uma mudança dura e dolorosa para os repórteres ocidentais.
No dia 6 de maio, a vice-presidente da Comissão Europeia, Vera Jourova, afirmou, segundo a Bloomberg, que o bloco iria impor sanções ao site Voice of Europe, acusado de espalhar desinformação pró-Rússia. Outros três sites também seriam impactados.
“Se essas medidas forem tomadas contra a mídia russa, contra jornalistas russos, então – apesar do fato de correspondentes ocidentais não gostarem disso – também seremos obrigados a tomar medidas de retaliação” afirmou Zakharova.
“Nossa resposta será rápida e muito dolorosa para os ocidentais”, finalizou Zakharova.