Lira pressiona por subsídios, prazo do Imposto de Renda e mais de 31 de maio
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que a Câmara vai “apertar” o governo federal para que decida sobre uma política de subsídio aos combustíveis
A declaração do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que disse que a Câmara vai “apertar” o governo federal para que decida sobre uma política de subsídio aos combustíveis, e o fim do prazo para a declaração do Imposto de Renda, no mesmo dia em que a Receita Federal vai liberar o primeiro lote de restituição, estão entre os destaques desta terça-feira (31).
Lira diz que Câmara vai ‘apertar’ governo sobre subsídio aos combustíveis
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que a Câmara vai “apertar” o governo federal para que decida sobre uma política de subsídio aos combustíveis. O objetivo é tentar reduzir o preço dos combustíveis nas bombas ao consumidor final, ainda mais em ano eleitoral.
A declaração foi dada em entrevista à RecordTV divulgada nesta segunda-feira (30).
“Nós vamos apertar essa semana o governo para que ele decida por fazer ou não o subsídio no combustível. É importante, todo mundo está fazendo. Os governos dos países mais avançados estão dando subsídio para a alta dos combustíveis, que é um problema mundial e interfere na vida de qualquer brasileiro”, disse.
Estados sinalizam ao Senado recuo sobre o ICMS
O Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal, o Comsefaz, fez dois gestos ao Senado em uma tentativa de evitar que o projeto de lei de que estabelece um teto para o ICMS de combustíveis e energia, aprovado pela Câmara, seja também aprovado pelo Senado.
Os secretários sinalizaram ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, estarem dispostos a prorrogar até o final do ano o congelamento do ICMS para combustíveis e, além disso, aplicarem a média móvel da alíquota do ICMS do diesel dos últimos 60 meses conforme a lei aprovada pelo Congresso e que o governo e o próprio Senado acusam os estados de não terem a aplicado.
Imposto de Renda 2022: prazo para entrega se encerra nesta terça; Receita paga 1º lote de restituição
Os contribuintes que ainda não realizaram a entrega da declaração do Imposto de Renda têm até às 23h59 desta terça (31) para finalizar o processo. O prazo final era 29 de abril originalmente, mas a Receita Federal decidiu ampliar o limite.
Quem não entregar a declaração até o fim deste mês deverá pagar multa no valor de 1% ao mês sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do Imposto de Renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.
A Receita Federal vai liberar o primeiro lotes de restituição do Imposto de Renda nesta terça-feira (31). Ao todo, R$ 6,3 bilhões serão restituídos a 3,38 milhões de contribuintes.
O valor recebido pode animar o contribuinte para consumo ou viagens, mas especialistas entrevistados pelo CNN Brasil Business afirmaram que, em primeiro lugar, o recomendado é quitar aquela dívida que esteja pressionando o orçamento pessoal.
Brasil tem 479 mortos pelas chuvas desde o ano passado, aponta levantamento da CNN
Segundo um levantamento da CNN, 479 pessoas morreram no Brasil desde o ano passado em decorrência das chuvas.
Até o momento, o Rio de Janeiro é o estado com o maior número de vítimas. Somando os dados da região de Petrópolis e da Baixada Fluminense, somente neste ano, foram 264 mortes por essa causa.
No caso mais recente, em Pernambuco, pelo menos 91 pessoas perderam a vida por conta dos temporais. Além dessas, outras duas mortes decorrentes do mesmo fator ocorreram no estado nos primeiros meses do ano.
A prefeitura do Recife cancelou a festa de São João, um dos eventos mais tradicionais no Nordeste.
Dia Mundial sem Tabaco
O Dia Mundial sem Tabaco, celebrado nesta terça-feira (31), promove a conscientização sobre os riscos que o hábito de fumar traz para a saúde. Cigarros, tabaco sem fumaça, dispositivos eletrônicos com diferentes essências e aromas. Com um leque variado de opções, o tabagismo se reinventa e continua a despertar o vício em pessoas em todo o mundo.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada ano, mais de 8 milhões de pessoas morrem devido aos impactos da indústria do tabaco.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br
* Publicado por Léo Lopes