Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Gustavo Uribe
    Blog

    Gustavo Uribe

    Uribe tem duas paixões: política e café. Cobriu 4 presidentes e 4 eleições presidenciais. E acorda todo dia às 5h da manhã para trazer em primeira mão os bastidores do poder

    Com agravamento das enchentes, Lula avalia gabinete permanente no RS

    Proposta seguiria modelo da casa de governo em Roraima, estruturada para prestar auxílio aos povos indígenas

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) considera criar um gabinete permanente do governo federal em Porto Alegre para atuar de maneira mais célere no Rio Grande do Sul.

    A ideia discutida por auxiliares do governo é de que, diante de um cenário de novas enchentes, caberia a criação de uma representação para municiar o presidente de informações e administrar as ajudas federais.

    A proposta seria parecida com a casa de governo em Roraima, estruturada para prestar auxílio aos povos indígenas que sofrem de uma crise humanitária.

    O presidente deve analisar a possibilidade nesta quarta-feira (15), em visita esperada ao Rio Grande do Sul.

    Desde o início da tragédia ambiental, integrantes da Esplanada dos Ministérios têm se revezado em comitivas ao estado gaúcho. O petista defendeu em reunião ministerial uma presença maior da gestão federal.

    No Palacio do Planalto, no entanto, é descartada a possibilidade de transferir a máquina federal, mesmo de forma provisória.

    A avaliação é de que, além de a cidade não ter capacidade logística para receber a cúpula da máquina federal em meio a um cenário de crise, o gesto político poderia ser interpretado como uma exploração política da tragédia.

    Até o momento, o governo federal já anunciou um montante de cerca de R$ 17 bilhões em socorro imediato e perdão da dívida. Nesta terça-feira (14), o presidente deve anunciar novas medidas.

    Está em estudo um auxílio emergencial no valor de R$ 5 mil para 100 mil famílias afetadas pelas fortes chuvas.