Nova marca do McDonald’s na Rússia pode se chamar “Fun and Tasty”
Maior cadeia de hambúrgueres do mundo tem quase 850 restaurantes na Rússia e está vendendo essas lojas para o licenciado local Alexander Govor
O McDonald’s na Rússia registrou possíveis nomes de marcas para a empresa que está assumindo seus restaurantes de fast-food no país, incluindo “Fun and Tasty” e “The Same One”, mostraram os registros de patentes na sexta-feira (27).
A empresa disse que as marcas registradas na agência russa Rospatent, da qual planejava escolher uma marca, também incluíam “Just Like That” e “Open Checkout”.
A maior cadeia de hambúrgueres do mundo tem quase 850 restaurantes na Rússia e está vendendo essas lojas para o licenciado local Alexander Govor, que administra uma operação de 25 restaurantes.
A Govor operará a marca sob um novo nome na Rússia, e outros franqueados terão a opção de trabalhar sob a nova marca.
O McDonald’s havia anunciado no início deste mês que deixaria a Rússia em resposta à campanha militar do país na Ucrânia e à subsequente onda de indignação e sanções ocidentais.
A empresa, que possui 84% de seus restaurantes na Rússia, é uma das maiores marcas internacionais a sair desde a invasão de fevereiro.
Inicialmente em março, logo após o início da guerra, o McDonald’s seguiu outras empresas ocidentais ao fechar temporariamente seus restaurantes na Rússia.
A decisão encerra o relacionamento de três décadas do McDonald’s com a Rússia. O McDonald’s abriu as portas de seu primeiro restaurante em Moscou em 31 de janeiro de 1990.
Mais de 30.000 foram servidos e o local da Praça Pushkin teve que ficar aberto horas depois do planejado por causa das multidões.
Sua chegada a Moscou foi mais do que apenas Big Macs e batatas fritas, observou Darra Goldstein, especialista em Rússia do Williams College. Foi o exemplo mais proeminente da tentativa do presidente da União Soviética, Mikhail Gorbechev, de abrir seu país em ruínas para o mundo exterior.
“Houve uma rachadura realmente visível na Cortina de Ferro”, disse ela anteriormente. “Foi muito simbólico sobre as mudanças que estavam ocorrendo.” Cerca de dois anos depois, a União Soviética entraria em colapso.
O McDonald’s terá uma baixa significativa ao sair da Rússia – entre US$ 1,2 bilhão e US$ 1,4 bilhão.
Em seu relatório de lucros mais recente, o McDonald’s disse que fechar seus restaurantes na Rússia custou US$ 127 milhões no último trimestre. Quase US$ 27 milhões vieram de custos com pessoal, pagamentos de aluguéis e suprimentos.
Os outros US$ 100 milhões foram de alimentos e outros itens que terão de ser descartados.
O McDonald’s tinha 847 restaurantes na Rússia no final do ano passado, de acordo com um documento do investidor. Juntamente com outros 108 na Ucrânia, eles representaram 9% da receita da empresa em 2021.
— Jordan Valinsky e Danielle Wiener-Bronner, da CNN Business, contribuíram com reportagens.