Athletico-PR está o melhor time do Brasileirão
Com o torneio no início e jogos adiados pela tragédia no Sul, é difícil prever o que acontecerá no final. Mas o time paranaense vive o momento mais consistente
Futebol é momento e ser é diferente de estar. O Athletico-PR está o melhor time do Brasileirão. A liderança na tabela reflete o que acontece em campo. No time treinado por Cuca, todos os jogadores sabem onde precisam estar e aonde têm que ir.
A vitória sobre o Palmeiras, em Barueri, foi incontestável. Saiu barato para o time paulista, que foi envolvido durante a maior parte do jogo e sucumbiu à estratégia do visitante, de provocar o erro e apostar no contragolpe.
Ainda que o Palmeiras tivesse perdido a chance de sair na frente, com o pênalti desperdiçado por Raphael Veiga, em nenhum momento o bicampeão brasileiro foi superior. Nem sequer equilibrou as ações.
Destaque no Athletico-PR para o veterano Fernandinho, de 39 anos, que deu uma aula de inteligência e posicionamento. O argentino Cuello também fez um grande jogo. O goleiro Bento foi decisivo no lance mais perigoso do adversário. Mas é no coletivo que está a força do líder.
Sobre o Brasileirão, fica difícil avaliar de forma geral um torneio em que há times com três jogos e outros com quatro, cinco, seis. Não se sabe quando haverá a possibilidade de igualar a tabela, nem quando os times do Sul poderão atuar com o mínimo de condições. Quantas partidas ainda serão adiadas? Houve uma ruptura de isonomia irreversível.
Ninguém sabe como será a situação no Rio Grande do Sul nos próximos dias e nem qual a melhor decisão a tomar. Eu defendo a tese de interrupção do torneio por duas rodadas. Mas não sou o dono da razão e cada um tem seu argumento.
Resta-nos pedir que a Mãe Natureza colabore e que, quem puder ajudar, continue na corrente de solidariedade por nossos irmãos gaúchos.