Motorista que expulsou mulher por fala racista também sofreu xingamento discriminatório
Mulher disse ao motorista que ele é um "um cara branco, normal, que fala inglês"; companheiro da passageira usou expressão racista em inglês para xingá-lo
Um vídeo de um motorista de aplicativo da Pensilvânia, nos Estados Unidos, expulsando uma passageira após uma fala racista viralizou nas redes sociais nesta semana. A mulher, ao entrar no carro, diz “uau, você é um cara branco” e, após ser perguntada sobre o que havia dito, continuou: “você é, tipo, um cara normal, você fala inglês”.
Os Estados Unidos registram também frequentemente casos de racismo contra imigrantes, o que pode explicar a “comemoração” por um motorista que fala inglês.
Identificado como James W. Bode nas redes sociais, o motorista se recusa a aceitar a corrida, argumentando que a fala foi “totalmente inapropriada”. “E se alguém não branco estivesse sentado aqui, qual seria a diferença?”, afirma Bode.
O homem que acompanhava a passageira xinga o motorista, o ameaçando e falando que “deveria socá-lo”.
Em seguida, utilizando uma expressão racista em inglês, diz que o condutor é “amante de negros”, de forma pejorativa.
De acordo com a gravação e a publicação, o caso aconteceu no dia 13 de maio, perto das 23 h, em Catasaqua, na Pensilvânia, e os passageiros seriam donos do bar Fossils Last Stand, de onde chamaram a corrida.
Bode explica ainda que prestou queixa à polícia devido à ameaça sofrida e que tem avisos no carro sobre a gravação.
Em uma outra postagem, feita no dia seguinte à do vídeo, o motorista afirma que o que ele fez deveria ser feito “em todos os lugares, sempre”, por todos. “Fale se estiver desconfortável com isso, porque isso os deixa [pessoas racistas] desconfortáveis, como deveriam estar”, completa.
Assista ao vídeo (em inglês)