FHC afirma no Twitter que Doria “agiu bem” ao falar sobre respeitar prévias
CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022; o confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto
O Ex-presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso, também conhecido como FHC, publicou no Twitter, no começo da tarde deste domingo (15), que o pré-candidato do partido à Presidência da República João Doria (PSDB) “agiu bem”, ao dizer que o resultado das prévias deve ser respeitado.
O ex-prefeito de São Paulo chamou de “tentativa de golpe” a contratação de uma pesquisa para definir a candidatura única da terceira via ao Palácio do Planalto.
Apesar de termos vencido legitimamente as prévias, as tentativas de golpe continuaram acontecendo”, escreve Doria no documento ao qual a CNN teve acesso em primeira mão.
Agiu bem o candidato João Doria. Ressaltando que o resultado das prévias deve ser respeitado.
— Fernando Henrique Cardoso (@FHC) May 15, 2022
Definição de critérios
Os presidentes do MDB, PSDB e Cidadania se reuniram na última quarta-feira (11) para definir os critérios de escolha de uma candidatura única para a sucessão ao Palácio do Planalto.
No encontro, segundo os dirigentes partidários, houve um consenso de que o nome do centro será baseado no resultado de pesquisas qualitativas e quantitativas.
As pesquisas quantitativas coletam números estatísticos, ou seja, a intenção de voto e o índice de rejeição. As pesquisas qualitativas, por outro lado, coletam dados sobre a impressão e opinião de um grupo de eleitores sobre determinado candidato.
O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, disse à CNN que a intenção é que os três partidos encomendem nos próximos dias uma pesquisa quantitativa.
Debate
A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.
*Com informações de Thaís Arbex, Gustavo Uribe e Thainá Farfan, da CNN