Secretário-geral da ONU diz que ataque a Rafah seria uma catástrofe humana
Israel diz que medida é necessária para derrotar Hamas
O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, pediu nesta terça-feira (7) a Israel e ao Hamas para que não poupem esforços para um acordo de trégua.
Ele também alertou Israel que um ataque à cidade de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, “seria um erro estratégico, uma calamidade política e um pesadelo humanitário“.
“Os civis não sofreram mortes e destruição suficientes? Não se enganem: um ataque em grande escala a Rafah seria uma catástrofe humana. Incontáveis vítimas civis. Inúmeras famílias seriam novamente forçadas a fugir, sem ter para onde ir. Porque não há lugar seguro em Gaza”, alertou Guterres.
“Estou perturbado e angustiado com a renovada atividade militar em Rafah”, destacou.
“O fechamento das passagens de Rafah e Kerem Shalom é especialmente prejudicial para uma situação humanitária já terrível. Elas devem ser reabertas imediatamente“, comentou.
Israel captura passagem de Rafah
Os militares israelenses assumiram o controle do lado de Gaza da passagem de Rafah, disse um oficial militar de Israel nesta terça-feira (7).
A instalação é a única passagem entre Gaza e o Egito e um ponto de entrada crucial para a ajuda humanitária ao enclave palestiniano sitiado.
“Temos o controle operacional da área e da travessia”, confirmou um oficial militar israelense. As operações militares na travessia continuam, acrescentou o responsável.