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    Eleições 2022

    TSE anuncia acordo com Spotify para combater desinformação

    Parceria prevê que plataforma de streaming divulgue conteúdos confiáveis sobre as eleições e receba denúncias de fake news

    Vinícius Bernardesda CNN

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou nesta quinta-feira (12) um acordo com o serviço de streaming de áudio Spotify para combater a desinformação sobre o processo eleitoral. A parceria deve durar até o fim de dezembro, mesmo após a realização das eleições, marcadas para outubro.

    O memorando formalizando o acordo entre o tribunal e a empresa foi assinado no final de abril e prevê a divulgação pela plataforma de streaming de “conteúdos confiáveis, alfabetização midiática e capacitação, bem como de identificação e contenção de casos e práticas de desinformação”.

    O Spotify deverá disponibilizar um centro para informações sobre o processo eleitoral com a possibilidade de direcionamento dos usuários para a página oficial do TSE. A empresa também deverá divulgar conteúdos sobre serviços da Justiça Eleitoral.

    Em relação à desinformação, propagadores de fake news poderão ser denunciados por um canal na plataforma. O TSE e os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) também poderão enviar ordens judiciais diretamente pelo Spotify.

    “Ambas as partes reconhecem que a produção e a difusão de informações falsas e fraudulentas podem representar risco a bens e valores essenciais à sociedade, como a democracia, além de afetar de forma negativa a legitimidade e a credibilidade do processo eleitoral e a capacidade das eleitoras e dos eleitores de exercerem o direito de voto de forma consciente”, afirmou o tribunal, em nota.

    Além do Spotify, que oferece acesso a músicas e podcasts a seus usuários, o TSE também já firmou parcerias com empresas como Twitter, TikTok, Facebook, WhatsApp, Google, Instagram, YouTube, LinkedIn e Kwai, como parte do Programa de Enfrentamento à Desinformação, lançado em 2019.

    Por meio de nota, o Spotify declarou que como marca global, a empresa sabe que suas ações e decisõe “impactam o mundo, nossa indústria e nossos ouvintes todos os dias”.

    “Acreditamos que o engajamento cívico e comunitário é fundamental para possibilitar comunidades saudáveis em todo o mundo. Spotify tem um compromisso contínuo com a transparência e responsabilidade para garantir que nossa plataforma seja segura e que o conteúdo esteja de acordo com nossas políticas e regras de longo prazo da plataforma”, declarou a empresa no comunicado.

    (Publicado por Estêvão Bertoni)

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