Ciclone extratropical vindo da Argentina deve provocar mais chuvas no RS
Avanço de frente fria deve provocar queda acentuada de temperatura e rajadas de vendo acima dos 80 km/h
A formação de um ciclone extratropical deve causar mais chuvas nesta semana, no Rio Grande do Sul. A causa das instabilidades está relacionada a uma frente fria prevista para cruzar o estado entre esta terça-feira (7) e quarta-feira (8).
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as áreas mais ao sul do estado gaúcho e toda a região de fronteira com o Uruguai devem ser atingidas por fortes áreas de instabilidade com chuvas volumosas e temporais.
No extremo sul do Rio Grande do Sul, são previstos volumes de chuva que devem exceder os 100 milímetros em 24 horas podendo superar os 150 mm até o início da quarta-feira (8), segundo o Inmet.
A região que abrange as cidades de Pelotas, Rio Grande, em direção à Campanha e o oeste do estado, até a área de Alegrete e São Borja, também tem temporais previstos, além de ventos com rajadas acima dos 70 km/h e queda de granizo.
Essa frente fria deve ser ocasionada pelo deslocamento de um amplo sistema de baixa pressão atmosférica, no Norte Argentina que segue em direção ao sul do Uruguai, além da formação de um ciclone extratropical que, de forma rápida, se deslocará para o oceano.
Previsão
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que no fim desta quarta-feira (8), na região Sul e Oeste do RS, o tempo fica frio e seco devido ao ingresso de um sistema de alta pressão atmosférica. Nas demais áreas, a instabilidade cessa no fim do dia.
Já nesta quinta-feira (9), o tempo será frio e seco na maior parte do estado gaúcho, mas, no fim do dia, pode chover no norte do estado. A temperaturas mínimas devem variar de 4°C a 8°C nas áreas mais frias do Sudoeste, Planalto e Serra.
Na capital, Porto Alegre, as temperaturas mínimas ficam ao redor dos 12°C. Ao longo da sexta-feira (10), as chuvas retornam devido às áreas de instabilidade.
No fim de semana, a formação de uma frente fria, com reforço de ar frio de origem polar provocam a chuva. E a expectativa é de tempo úmido e gradativamente mais frio.
A chuva com mais intensidade deve ocorrer no norte e leste do estado. No sul e oeste, por sua vez, o tempo fica mais seco a partir da segunda-feira (13).
(*Sob supervisão de Felipe Andrade)