Claudia Costin: Falta de ensino superior dificulta empregabilidade
Especialista CNN em educação falou sobre a importância do Enem para facilitar o acesso ao ensino superior
As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2022 começaram nessa terça-feira (10). A Especialista CNN em educação Claudia Costin falou, nesta quarta-feira (11), sobre a realização do exame e as dificuldades que a pandemia continua impondo aos alunos.
Costin ressaltou que os anos de pandemia impactaram muito no comparecimento dos alunos à prova: as abstenções subiram muito no Enem de 2020 e as taxas de inscrição caíram em 2021.
A Especialista CNN também pontuou que a maior parte dos jovens interrompe os estudos após o ensino médio. Apenas 10% continuam estudando em cursos técnicos, enquanto 20% avançam para o ensino superior.
“Ou seja, faltam jovens prosseguindo seus estudos nessas duas áreas”, disse.
A Especialista CNN afirmou ter esperança que, com a volta das aulas presenciais, os jovens se inscrevam e compareçam ao Enem.
Em tempos de revolução digital, não ter ensino superior pode cobrar um preço grande em termos de empregabilidade e construção de futuro
Claudia Costin, Especialista CNN
Costin ressaltou também a importância de facilitar o acesso ao ensino superior para todas as classes sociais, especialmente as mais baixas. “A educação deve ser um fator que permite a mobilidade social.”
Veja mais no vídeo acima.