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    Em nova coleção, Balenciaga lança tênis destruídos por R$ 9.500

    Marca de luxo gera polêmica on-line ao apresentar modelos de cano alto severamente desgastados

    Hannah Ryanda CNN

    A marca de luxo Balenciaga lançou uma nova campanha promovendo uma série de tênis desbotados com um preço que causou indignação por sua aparência.

    As imagens, tiradas pelo fotógrafo Leopold Duchemin para a marca, de modelos de sneackers de cano alto severamente esfarrapados e desgastados, tornaram-se virais logo após o lançamento na segunda-feira (9).

    Mas as fotos dos tênis destruídos que circulam nas redes sociais não contam exatamente toda a história. Embora tenham levantado polêmicas, as imagens são na verdade de versões exageradas e de edição limitada dos tênis que a Balenciaga está vendendo.

    De acordo com a marca, apenas 100 pares dos tênis “extradestruídos” estarão disponíveis para compra por US$ 1.850. Enquanto isso, a edição não limitada e as versões menos grosseiras estão sendo vendidas no site da Balenciaga por US$ 495 e US$ 625, dependendo do estilo.

    Em um comunicado à imprensa, a marca com sede em Paris disse que as fotos da campanha mostram os sapatos “extremamente gastos, marcados e sujos”.

    Os retratos seriam de “natureza morta” e “sugerem que o tênis Paris deve ser usado por toda a vida” – um ponto que parece especialmente relevante em meio a crescentes conversas sobre a indústria da fast fashion e o impacto do consumo excessivo no planeta.

    Demna é conhecido por seu talento disruptivo e esse lançamento não marca a primeira vez que seus designs são recebidos com reações confusas.

    Em 2017, a Balenciaga lançou uma bolsa que custava US$ 2.145, que foi ridicularizada por suas semelhanças com a bolsa “Frakta”, da Ikea. Na época, a bolsa original da Ikea podia ser comprada por 99 centavos.

    Balenciaga descreve o tênis como um “design clássico reformulado”, que é finalizado com “tela desgastada e bordas ásperas, mostrando um visual pré-usado”.

    As reações online ao tênis de Paris foram mistas.

    A coleção de tênis da Balenciaga também tem modelo “normais” /Courtesy of Balenciaga

    O SoleSavy, um site que se descreve como uma comunidade para “verdadeiros sneakerheads”, perguntou se a “tendência dos tênis envelhecidos” havia ido longe demais.

    Tora Northman, editora do site Highsnobiety, disse que a marca “levou isso para o próximo nível”, acrescentando que a Balenciaga está “sempre criando itens controversos que despertam discussões”.

    Mas nem todo mundo acha que vale a pena zombar dos tênis.

    A chefe de conteúdo editorial da “GQ” França, Pam Boy, disse em um comentário no Instagram que a mensagem do produto é clara: “Compre e guarde para sempre. Tênis por 1450€. Está virando completamente a essência do luxo de cabeça para baixo.”

    O júri parece estar em dúvida se esta última jogada de marketing é digna de elogios ou de ridículo. De qualquer forma, Demna e Balenciaga mais uma vez fizeram as pessoas comentarem, sem dúvida atraindo muitos para uma marca que parece cada vez mais confortável com controvérsias.

    A campanha foi fotografada pelo polêmico Leopold Duchemin / Courtesy of Balenciaga

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