Negociações de cessar-fogo serão retomadas nesta terça-feira no Egito, diz Catar
Uma delegação do Catar irá para o Cairo nas próximas horas
As negociações de cessar-fogo entre Israel e o Hamas vão continuar nesta terça-feira (7) entre as delegações do Egito e Catar, no Cairo. O anúncio foi feito pelo Ministério das Relações Exteriores do Catar nesta segunda-feira (6).
O porta-voz Majed bin Mohammed Al-Ansari disse em um comunicado que as negociações vão continuar depois que o Hamas enviou uma resposta sobre uma possível proposta, que “pode ser descrita como positiva.”
Al-Ansari expressou a “esperança do Catar de que as negociações gerem um acordo para um cessar-fogo imediato e permanente na Faixa de Gaza. A proposta também englobaria a libertação de prisioneiros palestinos e reféns e o fluxo sustentável de ajuda humanitária em todas as áreas do enclave.”
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou na segunda-feira (7) ao governo israelense e ao Hamas para aprovarem uma proposta de cessar-fogo.
O ministro das Relações Exteriores da Jordânia, Ayman Safadi, também expressou esperança para um acordo em uma postagem no X (antigo Twitter).
Saiba o que há no acordo que o Hamas aceitou
A CNN obteve um documento com uma fonte familiarizada com as negociações que indica que começa com a libertação de 33 reféns israelenses durante 42 dias e termina com a reconstrução de Gaza em meio a “um período de calma sustentável”.
A cópia do documento detalha que o acordo será dividido em três fases, a cada 42 dias. A proposta também inclui uma retirada total de tropas israelenses de Gaza na segunda fase.
Veja os detalhes do acordo e o que há em cada fase através desta matéria.