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    Netflix pode ter que cooperar com indústria cinematográfica para reverter perdas

    Embora a Netflix tenha lançado muitos filmes nos cinemas – e até tenha comprado alguns cinemas – a maioria de seus lançamentos foi propositalmente limitada

    A Netflix ainda está se recuperando da queda das ações no mês passado, depois de perder assinantes pela primeira vez em mais de uma década.

    Para reverter a narrativa a seu favor, os analistas sugeriram adicionar anúncios e reprimir o compartilhamento de senhas.

    Mas uma maneira pela qual a Netflix pode ajudar a si mesma é se aliar a uma indústria com a qual antes estava em desacordo: os cinemas.

    Embora a Netflix tenha lançado muitos filmes nos cinemas – e até tenha comprado alguns cinemas – a maioria de seus lançamentos nos cinemas foi propositalmente limitada.

    Com o streamer lambendo suas feridas e os cinemas se recuperando lentamente da pandemia, agora pode ser a hora de os dois lados finalmente se unirem.

    Netflix precisa de franquias, cinemas precisam de filmes

    Ao lançar mais filmes nos cinemas, a Netflix pode trazer novas receitas de bilheteria, expandir sua marca para mais assinantes em potencial e ajudar a tornar seus filmes mais memoráveis ​​– algo que a empresa tem lutado para fazer.

    Apesar de ser líder em streaming com 221 milhões de assinantes globais, ganhar vários Oscars e trabalhar com alguns dos maiores nomes de Hollywood, a Netflix não viu muitos de seus filmes se tornarem marcas amadas da maneira que algumas de suas séries o fizeram, como “Stranger Things”, cuja nova temporada estreia no final deste mês.

    Tome “Aviso Vermelho”, por exemplo. O filme estrelado por Dwayne “The Rock” Johnson e Gal Gadot foi o filme mais assistido da Netflix de todos os tempos, de acordo com a empresa , mas sem dúvida não conseguiu fazer qualquer tipo de ponto na cultura pop.

    “Ainda é basicamente impossível construir uma grande franquia de filmes sem lançamentos nos cinemas”, disse Andrew Hare, vice-presidente sênior de pesquisa da Magid, à CNN Business.

    Hare acrescentou que, à medida que a empresa expande suas ofertas, “vários títulos provavelmente exigirão teatro”.

    “Não apenas para a temporada de premiações, mas para o burburinho necessário para ser um jogador importante em um momento híbrido em um tempo que permanece um pé no físico e um pé no digital”, disse ele.

    Jogar bem com a Netflix também seria uma boa ideia para os cinemas.

    “Os cinemas precisam de conteúdo, agora mais do que nunca”, disse Jeff Bock, analista sênior da empresa de pesquisa de entretenimento Exhibitor Relations. “Muitos lançamentos da Netflix têm grandes nomes, então isso certamente os faria passar pelas catracas.”

    Até a Associação Nacional de Proprietários de Teatros está aberta à ideia.

    “Nossas portas estão abertas para dar mais espaço aos filmes da Netflix”, disse John Fithian, CEO da Otan, no mês passado. “Nós adoraríamos exibir mais de seus filmes.”

    Por que a demora?

    Um dos maiores obstáculos para a Netflix e os cinemas é que ambos os lados brigaram sobre quanto tempo um filme deve ser exibido nos cinemas.

    O negócio da Netflix é baseado em inscrições, por isso não quer assinantes esperando por filmes, enquanto os donos de cinemas cujos negócios funcionam com tráfego a pé querem exclusividade o maior tempo possível.

    Esse debate atingiu um ponto alto em 2019, quando os dois lados não conseguiram concordar sobre quanto tempo “O Irlandês”, o épico do crime de Martin Scorsese, deveria ser exibido nos cinemas antes de ir para o streamer.

    Os cinemas queriam uma janela exclusiva de 70 dias e a Netflix não passaria de 45 dias, segundo o New York Times.

    Mas a pandemia mudou tudo ao reduzir a indústria de vitrines teatrais.

    Mesmo estúdios tradicionais como Warner Bros. e Universal Pictures estão lançando filmes para cinema em streaming depois de apenas algumas semanas ou às vezes simultaneamente.

    Além da janela teatral, há outros problemas, considerando que o negócio de teatro vem com custos extras aos quais a Netflix não está acostumada.

    “Definitivamente não é tão fácil quanto uma aquisição de página inicial”, disse Hare. “Está passando do mundo digital para o físico. É preciso dinheiro para marketing e promoção… São várias decisões táticas e estratégicas enormes que precisam ser tomadas.”

    E colocar mais filmes nos cinemas pode prejudicar o próprio modelo da Netflix. Se você puder ir ver o único filme da Netflix que está ansioso para ver nos cinemas, isso lhe dá menos incentivo para se inscrever?

    Em última análise, existem prós e contras para a Netflix quando se trata de trabalhar mais com os cinemas.

    No entanto, a empresa precisa impedir seu navio de afundar e os cinemas estão voltando ao normal, então agora pode ser a hora do streamer colocar mais de seus filmes em uma marquise.

    “Acho que a Netflix continua em modo experimental”, disse Hare. “Ele não pode se dar ao luxo de não experimentar agora.”

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