Presidente da Ucrânia participa de reunião do G7 neste domingo (8)
No encontro, Volodymyr Zelensky deve informar autoridades dos demais países sobre atual situação do conflito
Os líderes do G7 realizam, neste domingo (8), uma videoconferência com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
Na sexta-feira (6), a porta-voz do governo alemão, Christiane Hoffmann, havia antecipado a informação do encontro.
“O chanceler alemão, Olaf Scholz, realizará a terceira videoconferência desde o início do ano com seus parceiros do G7”, disse Hoffmann a repórteres em uma coletiva de imprensa em Berlim.
Além disso, a porta-voz continuou dizendo que 8 de maio é uma “data histórica que marca o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa”.
“Ele falará de questões atuais, particularmente da situação na Ucrânia. O presidente ucraniano Zelensky participará e informará sobre a situação atual em seu país”, disse a porta-voz.
O chanceler alemão também fará um discurso televisionado à nação alemã na noite de 8 de maio, disse Hoffmann, acrescentando que a data tem um significado especial este ano, pois os dois países que já foram vítimas da Alemanha nazista estão agora em guerra um com o outro.
O grupo foi criado em 1975 e reúne os países mais industrializados. A Rússia também foi membro do G7, até ser expulsa em 2014 por invadir e anexar a península ucraniana da Crimeia. Atualmente, fazem parte do grupo Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Reino Unido, Itália e Japão.
Atualmente, a Alemanha ocupa a presidência do G7.