Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bolsonaro discute cooperação energética na Guiana

    Presidente fez declaração durante viagem ao país nesta sexta-feira (6)

    Mariana JanjácomoTiago Tortellada CNN , em Georgetown e São Paulo

    O presidente Jair Bolsonaro (PL) viajou à Guiana nesta sexta-feira (6), onde se reuniu com o presidente do país, Mohamed Irfaan Ali. Após o encontro, ambos fizeram declarações à imprensa.

    Irfaan pontuou que foram discutidos planos em quatro áreas: segurança alimentar (não só do ponto de vista Guiana-Brasil, mas do Caribe), energia, infraestrutura e segurança, além de ampliação dos acordos comerciais.

    Bolsonaro, por sua vez, afirmou que “na questão de óleo e gás, temos uma gigante brasileira chamada Petrobras, que cada vez mais se torna realidade para cooperar com a Guiana”.

    Na quinta-feira (5), o presidente brasileiro disse que o lucro da Petrobras é “estupro”, criticando a estatal durante transmissão nas redes sociais.

    O Brasil assinou um acordo de cooperação técnica para a exploração de petróleo com a Guiana, que descobriu o combustível em seu território em 2015. O governo quer extrair 1 milhão de barris de petróleo por dia dentro de cinco anos – hoje, são extraídos 120 mil barris diariamente. Assim, o Brasil pode ter um papel importante como investidor.

    No pronunciamento desta sexta, ele pontuou que o país é uma parceira do Brasil e o investimento de empresários brasileiros no país deve ser “potencializado” após a visita.

    “Sobre agricultura fomos além, falamos que o Brasil, em poucos anos, se tornará mais que autossuficiente. Passará a exportar trigo para o mundo. Inclusive com cultivo em Roraima”, adicionou.

    Tópicos