Bolsonaro diz que lucro da Petrobras é “estupro”
Presidente criticou a estatal durante uma transmissão em suas redes sociais nesta quinta-feira (5)
O presidente Jair Bolsonaro (PL) classificou, durante uma live transmitida em suas redes sociais, nesta quinta-feira (5), os lucros da Petrobras como um “estupro”. O presidente disse ainda que a estatal “não pode mais aumentar o preço dos combustíveis, isso é um crime”.
Bolsonaro também criticou os salários de parte dos funcionários da empresa. “As pessoas da Petrobras ganham 200 mil reais, esse povo não está preocupado com o preço dos combustíveis“.
Nesta quinta-feira, a estatal divulgou, em seu balanço financeiro, que registrou um lucro líquido de R$ 44,5 bilhões nos primeiros três meses de 2022. O resultado representa um salto de rentabilidade superior a 3.000% em comparação com o mesmo trimestre de 2021, quando a estatal teve um ganho de R$ 1,3 bilhão, impactada pela pandemia de Covid-19.
O presidente fez novamente um apelo para que a Petrobras não aumente o preço do diesel. “É um apelo que eu faço pelo Brasil, para que o Brasil não quebre”.
“Me desculpe a todos se me excedi, em especial a Petrobras que é uma empresa fantástica. Não temos qualquer conhecimento de um diretor ou gerente que não esteja agindo de forma não republicana, mas tem que ajudar o país.”
Mesmo com os apelos, Bolsonaro afirmou que não vai interferir na empresa, “nem tenho como interferir”.
Além disso, Bolsonaro criticou o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, o Brasil “não refina” o petróleo, pois “no governo do senhor Luiz Inácio Lula da Silva ele começou a construir três refinarias e nunca concluiu”.
(Publicado por Pedro Zanatta)