Itapemirim perde definitivamente autorização para operar voos no país
Certificado de Operador Aéreo da companhia estava suspenso desde 17 de dezembro de 2021, quando anunciou a suspensão temporária de suas atividades
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou nesta quinta-feira (5) que revogou a autorização da Itapemirim Transportes Aéreos para a exploração de serviço aéreo no país, assim como a revogação do seu Certificado de Operador Aéreo (COA) em caráter definitivo.
O certificado da companhia aérea estava suspenso desde 17 de dezembro de 2021, quando a Itapemirim anunciou a suspensão temporária de suas operações aéreas. Na época, foi determinado que a empresa prestasse atendimento aos passageiros e garantisse o reembolso das passagens comercializadas.
No início deste ano, a Anac também proibiu a venda de novas passagens até que a Itapemirim realocasse os passageiros ou reembolsasse integralmente aqueles que optassem por essa forma de compensação.
No dia 4 de maio, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) condenou a Itapemirim a pagar multa de R$ 3 milhões pela falha na prestação do serviço.
Desde a suspensão, 6.657 reclamações foram registradas contra a empresa na plataforma Consumidor.gov.br, mas não foram respondidas, fazendo com que a Itapemirim fosse excluída do site.
*Sob supervisão de Ana Carolina Nunes