Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Para Pacheco, crise ocorre porque há quem pense mais em eleição do que nas instituições

    Declaração ocorreu durante o discurso de posse da nova diretoria da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea)

    Maria Carolina Britoda CNN , em Brasília

    O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta terça-feira (3), que parte da crise institucional do Brasil pode ser explicada porque há quem “pense mais em eleição do que no aspecto político das instituições”.

    “Para que estamos brigando entre instituições, entre poderes, entre instâncias no Brasil se é muito mais fácil termos um ambiente de união, um ambiente em que se possa pregar a prosperidade a partir? Talvez porque estão sendo priorizados interesses individuais em detrimento do interesse público, talvez porque se pense mais em eleição do que no aspecto político das instituições, porque a biografia vale mais que a preservação da democracia”.

    A declaração ocorreu durante discurso de posse da nova diretoria da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em Brasília.

    Durante a tarde, Pacheco se reuniu com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux. Na ocasião eles trataram do compromisso de ambos com a harmonia entre os poderes, com o devido respeito à Constituição. E ressaltaram que as instituições seguirão atuando em prol da inegociável democracia e da rigidez do processo eleitoral.

    Pacheco também destacou o papel do Senado de “moderação”, em meio aos problemas institucionais e afirmou que nenhuma instituição é mais importante que a outra.

    Fux também se encontrou com o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira para discutir temas institucionais, sobretudo o respeito às instituições. A colaboração das Forças Armadas no processo eleitoral também entrou na pauta e o ministro da Defesa afirmou o comprometimento das Forças Armadas com a democracia brasileira e com o processo eleitoral democrático.

    No encontro da Anfavea, Pacheco também elogiou a união do Governo com as empresas. “A aproximação do setor privado com o público é fundamental para nos ajudar a acertar na concessão das leis e na busca de soluções para os problemas do Brasil.”

    Tópicos