Instabilidade no site do TSE, proposta para limitar indulto e mais de 2 de maio
Problemas no site do Tribunal Superior Eleitoral ocorrem dois dias antes do fim do prazo para regularizar título de eleitor
A dois dias do fim do prazo para regularização do título de eleitor para as eleições de 2022, o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou instabilidade. Segundo o órgão, os problemas foram causados pelo alto número de acessos nesta segunda-feira (2).
Instabilidade no site do TSE
Somente até as 17h de hoje, foram realizados 431 mil atendimentos no site do Tribunal Superior Eleitoral, segundo informou o próprio TSE.
O alto número de acessos causou instabilidade, o que atrapalhou os cidadãos que tentavam regularizar o título de eleitor.
Na quarta-feira (4) termina o prazo para fazer o título, regularizá-lo ou transferir o local de votação a tempo de votar nas eleições de 2022.
Proposta para limitar indulto presidencial
Rodrigo Pacheco (PSD-MG) pediu a membros da advocacia do Senado que analisem a constitucionalidade de uma proposta para limitar o alcance do indulto presidencial em casos de crimes que atentem contra o Estado Democrático de Direito.
A ideia de Pacheco é construir um texto em conjunto com partidos da oposição. Algumas lideranças do MDB e do PSD também participam das conversas. A dúvida é se a matéria será apresentada com projeto de decreto legislativo ou Proposta de Emenda à Constituição.
Inquérito contra Silveira é prorrogado
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou por 60 dias o inquérito que investiga o deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) por não utilizar a tornozeleira eletrônica.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) afirmou que precisa de mais tempo para verificar as alegações de Silveira de que parte das violações teria ocorrido por participação em sessões da Câmara.
Além disso, segundo Moraes, a Polícia Federal realizou parcialmente as diligências determinadas e solicitou um prazo maior para concluir a apuração da localização de acesso ao sistema remoto da Câmara dos Deputados.
Dólar a R$5 e Ibovespa em queda
O dólar subiu 2,58% nesta segunda-feira (2), sendo cotado a R$5,071. Assim, a moeda americana mantém uma tendência de alta iniciada em abril.
A Ibovespa, por outro lado, teve queda de 1,15%, chegando aos 106.638,64 pontos, a menor pontuação desde 18 de janeiro. O mercado operou com aversão a riscos internamente e no exterior enquanto espera as decisões sobre as taxas de juros no Brasil e nos Estados Unidos, que ocorrerão na próxima quarta-feira (4).
EUA: anexação de Luhansk e Donetsk pode estar próxima
O embaixador dos Estados Unidos na Organização para Segurança e Cooperação na Europa afirmou que tem relatórios de inteligência “altamente confiáveis” de que a Rússia tentará anexar as regiões de Donetsk e Luhansk, ocupadas por separatistas, em “meados de maio”.
Além disso, haveria planos para criar outra “República Popular” em Kherson, ainda segundo o representante.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br