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    Huawei registra queda de receita no 1° tri e crescimento no negócio de consumo

    Gigante chinesa de telecomunicações registrou receita de 131 bilhões de iuanes ( US$ 19,9 bilhões), abaixo dos 152,2 bilhões de iuanes do ano anterior

    Por David Kirton, da Reuters

    A chinesa Huawei disse nesta quinta-feira (28) que suas receitas do primeiro trimestre caíram 13,9% em relação ao ano anterior, com novas áreas de negócios ainda se recuperando dos estragos por ter sido colocada em uma lista de sanções dos EUA.

    A gigante chinesa de telecomunicações registrou receita de 131 bilhões de iuanes (US$ 19,9 bilhões) no primeiro trimestre, abaixo dos 152,2 bilhões de iuanes do ano anterior.

    “Nosso negócio de consumo foi fortemente impactado, e nosso negócio de infraestrutura de TIC (tecnologia da informação e comunicação) experimentou um crescimento constante”, disse Ken Hu, presidente rotativo da Huawei.

    Em 2019, os Estados Unidos colocaram a Huawei em uma lista restrita de exportação, impedindo-a de acessar tecnologia de origem americana, prejudicando sua capacidade de projetar chips e fornecer componentes de fornecedores externos.

    Um porta-voz da Huawei disse que a empresa tomou medidas para atender à demanda dos consumidores por smartphones.

    “Os consumidores podem comprar smartphones Huawei com mais facilidade agora, incluindo os mais recentes modelos mais vendidos”, como as principais séries P50 e Nova, disse o porta-voz, sem dar mais detalhes.

    A empresa detinha apenas 6,2% do mercado de celulares da China no primeiro trimestre, disse a Counterpoint Research.

    No mesmo período, a Honor, unidade que a Huawei vendeu em dezembro de 2020, viu sua participação de mercado subir para 16,9%.

    A margem de lucro líquido da Huawei no trimestre também caiu 6,8 pontos percentuais ano a ano, para 4,3%, queda que a empresa atribuiu ao aumento dos gastos com pesquisa e desenvolvimento, bem como à queda na receita.

    A Huawei identificou ajudar as empresas a usar a tecnologia 5G, computação em nuvem e melhorar sua eficiência energética como formas de aumentar as receitas, disse Hu na terça-feira.

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