Russos “promovem ataques intensos” em várias frentes, dizem militares ucranianos
Liderança militar da Ucrânia relata que ofensiva multifacetada castiga diversas regiões do país com ataques intensos
As forças russas “estão promovendo fogo intenso” enquanto uma ofensiva multifacetada toma forma em três regiões, de acordo com a liderança militar ucraniana. O Estado-Maior Geral das Forças Armadas da Ucrânia disse nesta quinta-feira (28) que os russos estão se concentrando em tentar fazer um avanço na área de Izium, no leste da Ucrânia.
Localizada na região de Kharkiv, a cidade de Izium tornou-se um palco para as forças russas enquanto tentam avançar pelas regiões vizinhas de Donetsk e Luhansk.
“Para fortalecer o grupo de avanço, os ocupantes também transferiram unidades aéreas para a cidade de Izium”, disse o Estado-Maior em sua atualização operacional diária.
Um dos objetivos da Rússia é avançar no assentamento de Lyman, que fica perto do centro industrial e de transporte de Sloviansk, segundo a autoridade militar ucraniana.
“O inimigo melhorou sua posição tática, tentando desenvolver uma ofensiva na aldeia de Lyman”, disse o Estado-Maior, e está se preparando para cruzar o rio Seversky Donets.
Imagens surgiram na quarta-feira (27) mostrando que uma ponte sobre o rio havia sido destruída.
A sudeste, perto da cidade de Donetsk, “os principais esforços estão concentrados em cercar as Forças de Defesa”, disse o Estado-Maior, com as cidades de Mariinka e Ocheretyn sob ataque.
Na região de Luhansk, os russos estão atacando a pequena cidade de Orikhove, ainda de acordo com o Estado-Maior.
Serhii Haidai, chefe da administração militar regional de Luhansk, disse que a ofensiva da Rússia perto de Orikhove não foi bem-sucedida. Mas a cidade de Lysychansk, a cerca de 28 quilômetros de distância, foi duramente atingida, com 13 prédios destruídos.
“Todos os acessos em Lysychansk, 99% estão em bairros residenciais, casas, mercados e lojas”, disse Haidai.
Haidai disse que o hospital de Severodonetsk ainda está funcionando, apesar de ter sido bombardeado na quarta-feira.
No sul da Ucrânia, de acordo com os militares ucranianos, os russos estão usando um aeródromo em Melitopol como base para aeronaves de ataque Su-25, helicópteros de ataque Ka-52 e aeronaves de transporte e combate Mi-8.
Os militares reconheceram que os russos fizeram progressos incrementais na região de Kherson enquanto tentam avançar em direção à cidade de Mykolaiv. “O inimigo ganhou uma posição na área do assentamento de Tavrijske”, e de lá está bombardeando aldeias próximas, disse.
O Estado-Maior Geral afirmou que na quarta-feira, um avião russo e seis drones foram abatidos, enquanto no solo cinco tanques e outros veículos blindados foram destruídos.
Alguns antecedentes: como parte da segunda fase de sua invasão, a Rússia disse que quer proteger todas as regiões orientais da Ucrânia de Donetsk e Luhansk – partes das quais os separatistas apoiados pela Rússia controlam desde 2014 – e consolidar uma ponte terrestre ligando a região russa de Rostov com a Crimeia, que a Rússia capturou da Ucrânia há oito anos.