Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Anvisa autoriza ampliação de prazos de validade da vacina da Pfizer

    Prazo de validade dos lotes importados e distribuídos pelo Ministério da Saúde passa a ser de 12 meses

    Lucas Rochada CNN , em São Paulo

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quarta-feira (27), a permissão para ampliação do prazo de validade de 12 meses aos lotes da vacina da Pfizer contra a Covid-19 já importados e distribuídos pelo Ministério da Saúde.

    A decisão ocorreu por unanimidade pela diretoria colegiada da Anvisa e vale para as doses de vacinas para adultos e de uso pediátrico, independente do prazo de validade impresso na embalagem da vacina.

    De acordo com a Anvisa, a autorização excepcional tem como base a aprovação da petição de ampliação de prazo de validade já aprovada pela Gerência de Produtos Biológicos da agência. Foram considerados os pareceres emitidos pelas áreas de registro e inspeção sanitária internos.

    Segundo a Anvisa, as medidas indicadas pela farmacêutica permitem a manutenção da rastreabilidade e identificação quanto ao prazo de validade dos lotes já distribuídos da vacina.

    A aprovação permite, ainda, que a Pfizer continue a importar lotes da vacina que estejam com prazo de validade inferior a 12 meses impresso na embalagem e aplique o prazo de validade de 12 meses aprovado pela Anvisa. Segundo a Anvisa, a aprovação irá acelerar a oferta de vacinas à população brasileira.

    A Pfizer deve manter as informações dos lotes e validades atualizadas junto ao Ministério da Saúde, profissionais envolvidos na aplicação das vacinas e cidadãos.

    Cuidados básicos ajudam a prevenir a Covid-19

    Tópicos