Quem é o tenista que sobreviveu ao Titanic e ganhou medalha em Paris
Estadunidense conquistou medalha na capital francesa em 1924
Existe uma chance muito pequena de uma pessoa conquistar uma medalha olímpica. A chance de sobreviver a um desastre náutico também não é grande. O estadunidense Richard Norris Williams conseguiu aliar os dois feitos. O tenista sobreviveu ao afundamento do navio Titanic e conquistou o ouro em Paris 1924.
Richard Norris Williams II nasceu em Genebra, na Suíça, em 1891, filho de pais norte-americanos. O pai, Charles Duane Williams, fundou a Federação de Tênis dos Estados Unidos.
“Dick” Williams começou a praticar tênis aos 12 anos por influência de 12 anos. Em 1911 ganhou o campeonato suíço e, um ano depois, começou a estudar em Harvard, nos Estados Unidos e a disputar esporte universitário.
O desastre no Titanic
O navio Titanic saiu de Southampton, sul da Inglaterra, rumo a Nova Iorque, nos Estados Unidos, no dia 10 de abril de 1912. A embarcação colidiu com um iceberg no dia 14 de abril e naufragou na madrugada seguinte.
Richard e o pai estavam na primeira classe da embarcação. Ele conseguiu se salvar depois de pular do navio e achar um bote. Charles Williams foi atingido por uma das chaminés do Titanic e morreu na hora.
A carreira no tênis e a medalha olímpica
Williams seguiu com a carreira de tenista profissional. Em 1913, foi derrotado na final de Wimbledon e do US Open. O norte-americano foi campeão do Grand Slam disputado nos Estados Unidos nos anos de 1914 e 1916. No torneio simples, chegou às quartas de final em Paris 1924.
A medalha nos Jogos Olímpicos foi na modalidade de duplas mistas. Ao lado de Mary Browne, ele conquistou o lugar mais alto do pódio na capital francesa. O norte-americano jogou com uma lesão no tornozelo.
Richard terminou a carreira com 205 vitórias e 75 derrotas. Foram 26 títulos de simples. O tenista foi imortalizado no Hall da Fama em 1957. O tenista atuou profissionalmente aos 44 anos. Richard morreu em 2 de junho de 1968, na Philadelphia, nos Estados Unidos.
Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas