Argentino é detido após gestos racistas para torcedores do Corinthians
Torcedor do Boca Juniors imitou macaco e foi indiciado por injúria racial; clube paulista repudiou o ato: "Fato só reforça importância da luta por um futebol sem ódio."
Um torcedor argentino foi detido, na noite desta terça-feira (27), durante o jogo do Boca Juniors contra o Corinthians pela Libertadores, após fazer gestos racistas para a torcida brasileira.
Imagens compartilhadas pelas redes sociais mostram o momento em que o homem faz imitações de macaco, no setor Sul da Neo Química Arena, em São Paulo.
Após o término da partida, que foi vencida pelo Corinthians por 2 a 0, o clube paulista se pronunciou em nota dizendo que o torcedor xeneize foi denunciado, detido e encaminhado ao posto de comando da Polícia Militar no estádio.
O clube ainda repudiou “todo e qualquer ato de racismo e discriminação”, e agradeceu à PM pelo apoio prestado. “Esse fato só reforça a importância de nossa luta por um futebol sem ódio”, conclui a nota.
Procurada pela CNN, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo disse que “policiais militares do 2º Batalhão de Polícia de Choque prenderam um torcedor do Boca Juniors por injúria racial”.
“Um torcedor fez a denúncia e entregou vídeo aos policiais militares. A equipe agiu prontamente e localizou o homem no intervalo da partida”, informou a SSP em nota.
O torcedor foi transferido para a Delegacia de Polícia de Repressão e Análise aos Delitores de Intolerâcia Esportiva (Drade).
O crime de injúria racial (artigo 140, parágrafo 3º) prevê reclusão de um a três anos e multa.
A CNN também entrou em contato com o Boca Juniors, mas o clube ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.