Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Chuvas no RS: defesas civis de SP e SC enviam apoio para o estado

    Temporal deixou mortos, feridos e desaparecidos no estado

    Felipe Souzada CNN*

    Agentes das Defesas Civis de São Paulo e Santa Catarina foram deslocados, na madrugada desta quarta-feira (1), para apoiar o estado do Rio Grande do Sul, após chuvas fortes chuvas atingirem a região.

    Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, a força-tarefa do estado é composta por sete equipes com quatro militares em cada uma delas, totalizando 28 agentes de todas as áreas de salvamento, em busca e resgate em inundações e para intervenção em áreas deslizadas.

    O capitão da Defesa Civil do Estado de São Paulo, Roberto Farina, confirmou que foi mobilizada até Lajeado, no Rio Grande do Sul, uma equipe de especialistas, incluindo um geólogo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), com o intuito de prestar solidariedade e apoio ao estado sulista

    “Além da equipe da Defesa Civil do Estado de São Paulo, a população de São Paulo está unida em pensamento com nossos irmãos gaúchos, enviando mensagens de fé e esperança. Acreditamos na força e na resiliência do povo do Rio Grande do Sul para superar os desafios atuais”, afirmou o capitão.

    Situação no RS

    Fortes temporais atingiram o Rio Grande do Sul, nesta terça-feira (30), deixando oito mortos, 21 desaparecidos e um rastro de estragos. O governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), alertou que o acumulado de chuva em algumas regiões pode ultrapassar 800 milímetros e convocou uma reunião de emergência com o gabinete de crise na sede da Defesa Civil em Porto Alegre.

    Diante dos riscos de inundações, o órgão orientou as prefeituras a removerem a população de áreas ameaçadas. Uma força-tarefa foi enviada para auxiliar os coordenadores regionais nas regiões mais críticas, como o Vale do Taquari e o Rio Pardo.

    Segundo a Secretaria de Educação, três escolas foram danificadas e outras seis sofreram quedas de muro, sem registro de feridos. Cerca de 70 instituições de ensino suspenderam as atividades devido à indisponibilidade do transporte escolar.

    O Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (DAER) está atuando na desobstrução das vias afetadas pelas chuvas. As ações de emergência contam com o apoio do Exército, das prefeituras e das forças estaduais.

    *Sob supervisão de Bruno Laforé

    Tópicos