Carnaval do Rio recuperou 60% dos turistas estrangeiros, diz associação
Representando cerca de 23% dos visitantes nos anos anteriores à pandemia, estrangeiros correspondem a 14% em 2022
Com o maior espetáculo de Carnaval do mundo de volta à Marquês de Sapucaí, os turistas estrangeiros também retornam à cidade do Rio de Janeiro. Um levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do estado (ABIH-RJ) revelou que a capital fluminense recuperou 60% dos turistas de outros países na folia deste ano.
Em 2020, cerca de 23% dos visitantes na data eram estrangeiros. Agora, com os desfiles no Sambódromo, o grupo representa 14%. Segundo a ABIH-RJ, já é possível notar “um retorno gradual dos turistas estrangeiros” ao Rio de Janeiro.
No Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), o número de passageiros de voos internacionais também sinaliza uma retomada. Em 2020, eram quase 100 mil turistas estrangeiros. Neste ano, o aeroporto terá o desembarque de 71.726 pessoas de fora do Brasil durante o feriado, uma recuperação de 70%.
Perfil dos turistas
Em 2022, os norte-americanos são os principais visitantes. Nos anos anteriores, antes da pandemia de Covid-19, o posto era disputado entre os moradores da Argentina e do Chile.
O perfil dos estrangeiros é bem definido, de acordo com dados da ABIH-RJ. O Carnaval carioca é bastante procurado por casais e visitantes individuais. A faixa etária predominante é de 41 a 50 anos, seguida dos visitantes de 31 a 40 anos.
Ao todo, a ocupação dos hotéis na cidade do Rio de Janeiro já atingiu 85% e pode chegar, segundo a associação, em 90% até o fim do Carnaval.
Retorno dos desfiles no Rio de Janeiro
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”752731″ title_galeria=”Desfile da Série Ouro marca o retorno do tradicional Carnaval carioca, na Sapucaí”/]