Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    O que um recrutador quer ver (ou não) em seu currículo profissional

    Documento pode ser primeira impressão que um candidato pode causar em um potencial empregador. Então, é bom que seja bem-feito e atrativo

    Kathryn Vaselda CNN

    O currículo pode ser a primeira impressão que um candidato pode causar em um potencial empregador. Então, é bom que seja bem-feito e atrativo.

    “É um exercício de contar histórias sobre o que o torna tão atraente”, disse Debra Wheatman, redatora de currículo e coach de carreira. “Você precisa olhar para isso como uma ferramenta de marketing para si mesmo. Dê um passo para fora de si mesmo e pergunte como você quer que o mundo o perceba.”

    Veja o que deve e não deve fazer parte do seu currículo:

    Não seja “muito criativo”

    O topo do seu currículo é o espaço mais valioso. Portanto, certifique-se de que os recrutadores e gerentes de contratação possam encontrar facilmente o que precisam.

    “Um currículo criativo está trabalhando contra você”, disse Stacie Haller, coach de busca de emprego. “Você precisa chamar a atenção de alguém em seis segundos e os recrutadores sabem onde procurar para obter informações e é aí que queremos encontrá-las. Não temos tempo para descobrir você.”

    Ela aconselhou incluir seu nome, a cidade e estado em que você mora, seu e-mail, número de telefone, perfil do LinkedIn e uma declaração/resumo de suas qualidades profissionais, se estiver no mercado de trabalho há algum tempo.

    Resuma suas habilidades e “crie uma marca”

    Um resumo no topo do seu currículo é uma maneira de destacar suas habilidades e criar uma marca para você.

    Aqueles que são novos no mundo do trabalho podem se destacar com sua formação, disse Wheatman, mas se quiserem incluir um resumo, ela sugeriu que poderia ser algo como: recém-formado em marketing e com habilidades aplicáveis ​​à indústria “XYZ”.

    Ela acrescentou que os candidatos a emprego em início de carreira também podem divulgar suas habilidades de comunicação e colaboração.

    Para trabalhadores mais experientes, ela aconselhou ter um resumo executivo que detalhe o valor que você agrega a um cargo ou empresa, incluindo exemplos de sucessos em suas funções atuais ou anteriores.

    “É uma declaração de marca poderosa com um exemplo… pense nisso como: para esta posição eu trago o quê”, disse ela. “Você quer algo específico e mensurável lá em cima que seja um exemplo imediato de algo que você fez que ilustre como você gera resultados.”

    Evite delimitar um objetivo

    Uma coisa que não deve estar no topo do seu currículo: um objetivo.

    “Não diga a uma empresa o que você está procurando, você precisa compartilhar com ela informações sobre como você pode impactar seu ambiente”, disse Wheatman.

    Escreva para os robôs

    Adicionar a posição para a qual você está se candidatando no topo pode ajudar seu currículo a passar pelos sistemas de rastreamento de candidatos, de acordo com Demisha Jennings, redatora de currículo certificada.

    Esses sistemas procuram palavras-chave específicas para encontrar potenciais candidatos.

    Ela sugeriu identificar as palavras-chave usadas em uma descrição do trabalho e certificar-se de que elas também sejam incluídas em seu currículo. Muitas vezes, o título da posição e as habilidades necessárias são algumas das palavras-chave que os sistemas de rastreamento procuram, explicou ela.

    “Se você não usar essas palavras-chave e frases da descrição do cargo, é mais difícil passar pelo sistema de rastreamento de candidatos”, disse ela.

    Seja específico

    Seja claro sobre sua experiência e detalhe suas habilidades e qualificações para o trabalho.

    “No início de sua carreira, você tem que mostrar o que sabe fazer em seu currículo”, disse Haller. “Mais tarde em sua carreira, você tem que mostrar qual é o valor de trazê-lo como um líder sênior.”

    Ela acrescentou que descrever sucessos quantificáveis, seja em relação a vendas, crescimento, benchmarks ou economias, pode ajudar a mostrar seu impacto e atrair mais atenção dos recrutadores.

    “Os medidores de BS estão fora dos revisores de currículos … quando [currículos] são muito gerais, você não receberá uma ligação”, disse ela.

    Não inclua tudo e qualquer coisa

    Seu currículo não deve ser um despejo de dados de tudo que você já fez.

    Uma maneira de formatar sua experiência é listar o cargo, a empresa e o cargo seguidos por algumas linhas que descrevem sua função e, em seguida, alguns marcadores baseados em conquistas com detalhes mais específicos, sugeriu Jennings.

    “Os pontos de bala devem fazer você se destacar”, disse ela. “As primeiras frases destacam as coisas mais fortes e complexas que você faz no papel.”
    E liste seus pontos em ordem de importância, sugeriu Haller. “Empilhe seus pontos de bala com coisas que você quer que as pessoas vejam… [os recrutadores] provavelmente estão lendo apenas o primeiro.”

    Os recém-formados que não têm muita experiência de trabalho ou estágio e desejam preencher seu currículo podem adicionar envolvimento voluntário, atividades extracurriculares relacionadas e projetos aplicáveis.

    “Só porque você não é pago por algo não significa que não é trabalho”, disse Wheatman.

    Não minta nem cometa erros

    Não há problema em não ter todas as habilidades ou requisitos listados em um anúncio de emprego, portanto, não faça afirmações falsas sobre você em seu currículo.

    E certifique-se de examinar seu currículo em busca de erros de ortografia ou gramática antes de clicar em enviar.

    “Um erro ou erro de digitação em um currículo pode tirar você da disputa”, disse Haller. “Certifique-se de que alguém mais cheque o que você escreveu.”

    Tópicos