Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Fortes chuvas deixam um morto e um desaparecido no Rio Grande do Sul

    Pelo menos 65 municípios reportaram ocorrências por causa dos temporais

    Duda Cambraiada CNN

    Com as chuvas que atingiram o estado do Rio Grande no Sul nesta segunda-feira (29), um homem de 69 anos morreu ao tentar atravessar de carro uma área alagada em Paverama, município no Vale do Taquari, região central do estado.

    O veículo foi arrastado pela força da correnteza. Segundo a Defesa Civil do estado, o outro ocupante do carro, um homem de 65 anos, está desaparecido. Buscas seguem sendo realizadas na região.

    Ao todo, 65 municípios reportaram à Defesa Civil algum tipo de dano ou ocorrência decorrente das chuvas intensas. Ocorreram também vendavais, descargas elétricas, movimentos de massa, queda de granizo, alagamentos em áreas urbanas e transbordamento de córregos, arroios e rios em diversos municípios e, ainda, interrupções de estradas em razão de queda de barreiras e outros danos.

    Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 386, no quilômetro 304, em Pouso Novo, a queda de barreira bloqueou totalmente as vias em um sentido. No quilômetro 307, outra queda bloqueou a rodovia nos dois sentidos. Na altura do quilômetro 311, em Marques de Souza, a queda de uma barreira bloqueou totalmente um dos sentidos. O trânsito está funcionando em sistema de “pare e siga” pela pista contrária. Na BR 116, entre os quilômetros 175 e 181, há bloqueio total em ambos os sentidos, em Nova Petrópolis.

    No estado, há 127 pessoas em abrigos públicos e outras 107 desalojadas, que saíram de casa e procuraram abrigo em casas de parentes e amigos.

    A Defesa Civil recomenda que a população adote medidas preventivas, como permanecer em casa, se puder, evitar atravessar áreas alagadas ou inundadas e procurar prestar auxílio a pessoas vulneráveis, como idosos, pessoas doentes ou com dificuldade de mobilidade. Em caso de emergência, o órgão recomenda ligar para a Brigada Militar no telefone 190, ou para o Corpo de Bombeiros, no 193.

    Tópicos