Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Biden provoca Trump no jantar de correspondentes em ano eleitoral

    "Sim, a idade é um problema. Sou um homem adulto, concorrendo com uma criança de 6 anos", brincou o presidente americano

    Por Jarrett Renshaw, da Reuters

    O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, abordou o ano eleitoral na noite de sábado (27) no jantar anual da Associação de Correspondentes da Casa Branca, enquanto manifestantes do lado de fora criticavam seu apoio à guerra de Israel contra o Hamas.

    Biden usou o evento anual de gala para criticar o rival republicano Donald Trump por imaturidade, zombar de sua própria idade avançada e dar conselhos à imprensa de Washington.

    “Sim, a idade é um problema. Sou um homem adulto, concorrendo com uma criança de 6 anos”, brincou Biden.

    Biden, de 81 anos, acrescentou mais tarde sobre o ex-presidente Trump, de 77 anos: “A idade é a única coisa que temos em comum. Minha vice-presidente realmente me apoia.”

    Trump reagiu ao evento chamando-o de “muito ruim” em uma publicação em sua plataforma Truth Social. “Joe foi um desastre absoluto! Não dá para ser muito pior do que isso!”, disse ele.

    Manifestantes segurando faixas do lado de fora da reunião no Washington Hilton protestaram contra as mortes de jornalistas em Gaza. Centenas de manifestantes incentivaram os jornalistas a boicotar o evento anual e gritaram contra autoridades do governo enquanto elas entravam.

    Biden evitou os grandes protestos na frente do hotel, chegando por uma entrada nos fundos, onde foi recebido por grupos menores de manifestantes que pediam um cessar-fogo.

    No evento centenário, centenas de jornalistas, políticos e celebridades estiveram reunidos em um enorme salão. O evento geralmente conta com uma abordagem amigável do presidente em um discurso de encerramento para repórteres e outros convidados na plateia.

    Biden deu alguns conselhos à equipe de imprensa.

    “Sinceramente, não estou pedindo que tomem partido. Estou pedindo que se atenham à seriedade do momento. Deixem de lado os números da corrida de cavalos, as distrações, os espetáculos secundários que passaram a dominar e sensacionalizar nossa política, e concentrem-se no que realmente está em jogo”, disse Biden.

    Este ano, o evento foi apresentado por Colin Jost, membro do “Saturday Night Live”.

    Tópicos