Idosa de 86 anos é evacuada para local seguro na Ucrânia: “Finalmente estou calma”
Moradora de uma cidade que sofre com bombardeios, a idosa disse que à CNN que passava as noites na escuridão enquanto rezava pelo fim da guerra
Uma idosa ucraniana que estava presa na cidade de Avdiivka, que sofreu bombardeios pesados, foi evacuada para um local seguro.
Lidia, de 86 anos, disse à Clarissa Ward, da CNN, na quinta-feira (14), que passava as noites na escuridão enquanto rezava pelo fim da guerra na Ucrânia. “Nunca imaginei que meu fim seria assim”, contou.
“Você não pode nem morrer aqui porque não há ninguém para providenciar uma cerimônia de enterro”, relatou Ward, traduzindo as palavras da mulher.
Segundo a jornalista, houve uma enxurrada de pessoas em todo o mundo querendo ajudá-la depois que sua história foi contada. Após conhecer a história da mulher, ela conseguiu conectá-la a uma casa de repouso em Dnipro.
“Hoje, finalmente vou me sentir calma”, disse Lidia a Ward, enquanto a abraçava e beijava a mão da jornalista na unidade de atendimento.
“Não foi fácil”, relatou Clarissa, traduzindo os comentários da idosa. “Houve muitos bombardeios”.
De acordo com a jornalista da CNN, demorou seis horas para fazer a viagem para o oeste e, em determinado ponto, Lidia e os voluntários tiveram de parar para esperar algumas horas em uma casa.
Ela contou que o filho de Lidia mora na Rússia, e a mulher estava ansiosa para conter a ele que tinha conseguido ser evacuada.