Pesquisa mostra que João Campos pode aguardar para escolher vice, diz diretor da Atlas
Diretor de Risco Político da Atlas/Intel analisa levantamento para as eleições municipais de 2024 na capital pernambucana
De acordo com pesquisa divulgada pela Atlas/CNN, o atual prefeito do Recife, João Campos (PSB), lidera com ampla vantagem a disputa pela Prefeitura da capital pernambucana nas eleições de 2024.
Segundo a análise de Yuri Sanches, diretor de risco político do instituto AtlasIntel, Campos consegue manter mais de 80% dos seus eleitores da última eleição.
De acordo com a pesquisa, Campos aparece com 57,3% das intenções de voto e Gilson Machado (PL), 21,4%.
Com essa vantagem folgada, de mais de 30 pontos percentuais, Campos teria margem para aguardar e definir quem será seu vice na chapa. O PT pleiteia essa vaga, mas as negociações ainda estão em curso.
Sánchez destaca que o prefeito também preserva a maior parte dos votos de eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Marília Reis (Solidariedade), sua prima e adversária na eleição anterior.
Além disso, João Campos demonstra habilidade em captar votos de eleitores mais à direita do espectro político. “Ele consegue, de uma forma também muito hábil, garantir ou trazer para si cerca de 60% dos eleitores que votaram em Raquel Lyra (PSDB), atual governadora de Pernambuco, na última eleição, em 2022, e também cerca de 30% até 37% no segundo cenário dos eleitores que votaram em Jair Bolsonaro na última eleição”, analisa o diretor.
Por outro lado, Machado, ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL), tem dificuldade em ampliar sua base para além dos eleitores bolsonaristas no Recife, que representam uma parcela menor do eleitorado.