Retratos icônicos das rainhas da Inglaterra serão exibidos para marcar o Jubileu
O Jubileu de Platina, que marca os 70 anos de reinado da Elizabeth II, ganha um grande evento organizado pela Sotheby's, de Londres
Retratos de rainhas que governaram a Grã-Bretanha ao longos dos séculos estarão em um programa de um mês que reunirá exposições, eventos e leilões, em Londres. Tudo para comemorar o Jubileu de Platina da rainha Elizabeth II, que será celebrado em junho.
A exposição londrina de retratos emprestados de diversas famílias em todo o Reino Unido apresentará as semelhanças de sete rainhas, desde os grandiosos Tudors, a dinastia que primeiro trouxe a arte da imagem à tona, até os dias atuais da realeza, informou a casa de leilões Sotheby’s.
O icônico retrato Armada da Rainha Elizabeth I, que comemora a fracassada invasão da Inglaterra pela Armada Espanhola em 1588, foi emprestado da coleção Woburn Abbey e liderará a mostra ao lado do retrato “Reigning Queens” de Andy Warhol, feito 1985. A imagem de Warhol é uma reinterpretação ricamente colorida do retrato fotográfico oficial tirado no ano do Jubileu de Prata da Rainha.
A exposição, acontecerá de 28 de maio a 15 de junho, e terá também retratos de Maria, a Rainha da Escócia, Rainha Vitória, Rainha Ana, Maria I e Maria II, todos emprestados de coleções aristocráticas.
As celebrações do Jubileu de Platina de Elizabeth II representam um momento cultural histórico que marca seus 70 anos no trono.
Além da exibição de retratos reais, a Sotheby’s fará exposições joias e tiaras raras e aristocráticas, bem como livros e manuscritos de reis e rainhas.
“A Grã-Bretanha é conhecida há muito tempo por sua criatividade e a rainha esteve no comando disso durante todo o seu reinado – tanto como guardiã de uma coleção a nível mundial, quanto como inspiração para artistas, designers e muito mais”, disse Frances Christie, vice-presidente presidente da Sotheby’s no Reino Unido e na Irlanda.
“Este ano, Sua Majestade se tornará a primeiro monarca britânica a comemorar setenta anos de serviço, e essa é a oportunidade perfeita para a Sotheby’s, com nossa posição única no comando da arte e do luxo, celebrar a criatividade em todas as suas formas – arte, música , literatura, comida, moda e artes cênicas.”
Como parte do programa de eventos, haverá também palestras, debates e apresentações musicais e dramáticas centradas em temas de artes e criatividade, história e juventude e futuro.
Uma venda descrita pela casa de leilões como apresentando o “melhor da arte britânica” será realizada. “British Art: The Jubilee Auction” será realizado em 29 de junho e incluirá novos trabalhos da rainha doados por Chris Levine.