Regulamento do Jabuti veta livros feitos com auxílio de inteligência artificial
Na edição de 2023, um livro foi desclassificado após gerar polêmica por ter suas ilustrações feitas por IA
A Câmara Brasileira do Livro anunciou, nesta quinta-feira (25), que o regulamento da 66ª edição do Prêmio Jabuti proíbe a inscrição de livros feitos com auxílio da inteligência artificial (IA).
Hubert Alqueres, curador do prêmio, afirmou ainda que a regulamentação vale também para a parte editoral das publicações, como a capa e o projeto gráfico.
“Não existe uma regulamentação no Brasil. A gente só vai introduzir a inteligência artificial no nosso prêmio quando isso estiver regulamentado a nível nacional”, disse o curador, que também preside a Academia Paulista de Educação.
Será permitida, no entanto, a inscrição de livros que refletem, analisam ou tenham como tema a inteligência artificial, conforme explicou Alqueres à imprensa. Esse é o caso de “Humanamente Digital: inteligência artificial centrada no humano”, de Cassio Pantaleoni, obra vencedora da categoria Ciências Sociais do Jabuti de 2023.
Na edição do ano passado, o livro “Frankenstein”, do Clube de Literatura Clássica, foi desclassificado da premiação após ter sido anunciado como um dos finalistas em função de uma polêmica. As ilustrações da obra, feitas por Vicente Pessôa, concorriam ao prêmio e haviam sido feitas com auxílio do Midjourney, uma ferramente da IA que gera imagens a partir de descrições feitas pelo usuário.
O recurso, no entanto, estava listado nos créditos do livro e foi ignorado pela comissão julgadora, conforme delatou André Dahmer, um dos jurados.
“Não conheço os nomes de ferramentas de inteligência artificial, nem quero conhecer. A organização do prêmio, ao me enviar o livro, também desconhecia o nome desta ferramenta. Outro jurado, Baptistão, também não sabia que avaliava um trabalho híbrido”, escreveu no X, antigo Twitter, na época.
https://twitter.com/malvados/status/1722982781532127470
Inscrições do Prêmio Jabuti
As inscrições para 66ª edição do Jabuti começaram às 12h desta quinta-feir e seguirão até o dia 13 de junho. A CBL disponibiliza ainda um prazo para que os autores possam obter desconto na taxa de inscrição promocional; o limite dessa modalidade é o dia 24 de maio.
Essa mesma data marca também o final da consulta pública para os jurados da premiação. Finalistas e selecionados para integrar o júri serão conhecidos entre outubro e novembro.
A premiação será feita no mês de novembro e celebrará ainda uma personalidade do ano, homenagem que foi destinada para nomes como Sueli Carneiro e Pedro Brandão nas últimas edição.
Categorias da 66ª edição do Prêmio Jabuti
Literatura
- Conto
- Crônica
- História em quadrinhos
- Infantil
- Juvenil
- Poesia
- Romance de entretenimento
- Romance literário
Não-Ficção
- Artes
- Biografia e reportagem
- Economia criativa
- Educação
- Negócios
- Saúde e Bem-Estar
Produção Editorial
- Capa
- Ilustração
- Projeto gráfico
- Tradução
Inovações
- Escritor estreante — Poesia
- Escritor estreante — Romance
- Fomento à leitura
- Livro brasileiro publicado no exterior
Imagens criadas por inteligência artificial preocupam especialistas