Lira: nenhuma “pauta bomba” foi tratada por deputados
Parlamentar disse que desde que chegou à Presidência da Câmara deu todas as condições para a governabilidade
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse, na última terça-feira (23), que nenhuma pauta-bomba foi tratada por deputados. A declaração foi dada ao programa Conversa com Bial, da TV Globo.
“Qual a pauta-bomba foi plantada? Qual instabilidade para um governo ou para o outro? Não há nenhum governo desde que eu cheguei à Câmara que tenha tido melhores condições para governar o país do que as dadas por nós”, disse.
Para ele, a “reforma tributária é o retrato mais claro do empenho” do mandato.
O presidente da Câmara ainda negou que tenha contribuído com instabilidades entre o Congresso e o governo federal. “Não sou antagonista de ninguém”, afirmou.
A declaração se dá após atrito de Lira com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, responsável pela articulação política no Congresso.
Na noite do último domingo (21), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o presidente da Câmara no Palácio da Alvorada.
Lira destacou acreditar que o acirramento político no Parlamento é resultado da polarização que se formou na sociedade nos últimos tempos. Para ele, é necessário um esforço para que se mantenha a liturgia na Câmara.
Aproveitou para expressar seu apoio à mudança na lei que permite parlamentares e políticos contestação de leis no Supremo Tribunal Federal.
Eleição da Câmara
Quando questionado sobre sua sucessão na casa, em eleição que ocorrerá em 2026, o presidente afirmou que a partir de agosto essa articulação poderá ser discutida.
“Tenho uma amizade pessoal com um dos que postulam, mas nenhum ouviu que meu candidato é A, B ou C”, afirmou.
*Supervisão de Marcos Rosendo. Com informações de Agência Câmara de Notícias