Bombardeio russo continua em Kharkiv em meio a combates no leste ucraniano
Avanços recentes das forças russas em torno de Kharkiv podem estar preparando o terreno para avanço oriental, diz instituto de guerra
Forças russas bombardearam a cidade de Kharkiv, disse o governador militar regional na sexta-feira (8), em meio a contínuos combates pesados no leste da Ucrânia.
“Nas últimas 24 horas, as forças de ocupação russas dispararam 48 vezes com artilharia, morteiros, tanques e vários lançadores de foguetes em Saltivka, Piatyhatky, Oleksiivka, Derhachi e no centro da cidade”, disse Oleh Syniehubov, chefe da administração militar regional de Kharkiv, no Telegram. “Até agora, há 15 feridos em Kharkiv e no distrito.”
Syniehubov disse que o bombardeio danificou seriamente um gasoduto e que equipes de emergência estavam trabalhando no local.
O bombardeio de Kharkiv ocorre em meio a intensos combates na parte sul da região.
As autoridades ucranianas pediram aos civis que evacuem várias cidades e assentamentos no leste da Ucrânia. “A luta continua na direção de Izium”, disse ele. “Continuamos a evacuação, em particular de Barvinkove e Lozova.”
Avanços recentes das forças russas em torno de Kharkiv podem estar preparando o terreno para a cidade oriental de Sloviansk se tornar o próximo alvo da ofensiva da Rússia, de acordo com o Instituto para o Estudo da Guerra, um think tank com sede em Washington.