Dia do jornalista: confira filmes e séries que narram o dia a dia da profissão
“Todos os Homens do Presidente”, “Zodíaco” e o seriado “The Morning Show” estão na lista; confira
Nesta quinta-feira, dia 7 de abril, é celebrado o Dia do Jornalista no Brasil. A data em homenagem aos profissionais da comunicação foi criada pela Associação Brasileira de Imprensa, em 1931.
Nas telonas, a profissão do jornalista, que tem como premissa a produção da pauta, a apuração, a investigação, a entrevista e a apresentação – tudo isso com a missão de informar, de levar a informação ao público – vem sendo retratada em diversas produções ao longo dos anos.
Desde feitos históricos, como em “Todos os Homens do Presidente” (1976), que narra o furo jornalístico do caso Watergate, que levou à saída do então presidente do Estados Unidos Richard Nixon, até comédias românticas em que o protagonista é jornalista, por exemplo, “Como Perder um Homem em 10 Dias”.
Assim como na TV, onde podemos acompanhar o dia a dia de redações – como na produção de Aaron Sorkin, “The Newsroom” ou “The Morning Show”, da AppleTV.
Confira uma seleção com a temática abaixo:
Filmes
Todos os Homens do Presidente
“Todos os Homens de Presidente” é um filme de drama, mistério e investigação lançado em 1976. Sob direção de Alan J. Pakula e protagonizado por Robert Redford e Dustin Hoffman, narra o furo jornalístico do caso Watergate, que levou à saída do então presidente do Estados Unidos, Richard Nixon.
Ao receberem informações de uma fonte anônima, dois jornalistas do “The Washington Post” começam a investigar o caso já chamado de Watergate, que consistia em uma invasão à sede do Comitê Nacional Democrata, em Washington D.C, onde cinco pessoas foram detidas com câmeras e microfones, em busca de informações confidenciais.
Os jornalistas descobriram e estamparam na capa de um dos maiores jornais do país que o então presidente Nixon estava envolvido na operação ilegal contra a oposição, o que o fez deixar a presidência. O filme mostra diversas etapas de apuração e produção da reportagem, além da importância da relação e sigilo da fonte.
No Oscar de 1977, “Todos os Homens do Presidente” recebeu oito indicações e levou quatro estatuetas para casa: Melhor Roteiro Adaptado, Ator Coadjuvante (Jason Robards), Direção de Arte e Som.
Quase Famosos
“Quase Famosos” (2000) narra a aventura de um grande fã de rock de apenas 15 anos que embarca como repórter no ônibus da banda fictícia Stillwater para cobrir a turnê do grupo para a revista ‘Rolling Stone”. Apesar de estar realizando um sonho, o jovem enfrenta dificuldades que a profissão e a maturidade demandam.
O longa mostra a realidade de um tipo de jornalismo imersivo, que muitas vezes é glamourizado por terceiros.
A trama se passa na década de 1970 e é baseada nas experiências do diretor e roteirista do filme, Cameron Crowe, quando trabalhou para a revista. O filme é estrelado por Kate Hudson, Billy Crudup e Patrick Fugit.
“Quase Famosos” recebeu cinco indicações ao Oscar e levou o prêmio de Melhor Roteiro Original.
Como Perder um Homem em 10 Dias
Em “Como Perder um Homem em 10 dias”, Andie, uma jornalista, trabalha em uma revista feminina e recebe a missão de produzir uma matéria em que deve conquistar e perder um homem em dez dias. Para isso, ela está decidida a infernizar a vida de qualquer homem que se aproximar.
Ao mesmo tempo, Ben, um publicitário, aposta com o chefe que faz qualquer mulher se apaixonar por ele em dez dias. Os dois se conhecem em um bar e escolhem um ao outro como alvo de seus planos totalmente opostos.
De forma leve e cômica, o filme traz um lado jornalístico e mostra um pouco de como funciona a produção de uma reportagem. O longa é estrelado por Kate Hudson e Matthew McConaughey, que traz uma química maravilhosa para as telonas.
Zodíaco
“Zodíaco” (2007) é inspirado em uma história real em que cartas de um suposto serial killer com códigos que revelariam sua identidade começam a chegar no jornal “The Chronicle”, nos Estados Unidos.
O remetente exigia que as cartas fossem publicadas, senão as pessoas morreriam. Os jornalistas do jornal ao lado de policiais e investigadores, tentam descobrir a identidade do assassino.
Recentemente, uma nova descoberta sobre esse caso foi feita, mas para quem não assistiu, seria spoiler. Jake Gyllenhaal, Robert Downey Jr. e Mark Ruffalo estrelam este thriller.
O Abutre
“O Abutre” conta a história do jovem Louis Bloom, um desempregado em busca de oportunidade para crescer na vida. Após conseguir imagens exclusivas de um crime e ser bem remunerado por isso, ele decide entrar de cabeça no jornalismo criminal independente, passando por cima de quaisquer obstáculos para conseguir fazer filmagens chocantes e vender para as principais emissoras.
O filme mostra um outro lado do jornalismo, mais obscuro, em que coloca questões profissionais questionáveis à frente do lado humano. É uma crítica ao tipo de jornalismo policial sensacionalista, com uma provocação sobre até onde alguém pode chegar para conquistar seus objetivos e subir na profissão.
A direção é de Dan Gilroy e conta com Jake Gyllenhaal, Rene Russo, Bill Paxton e Riz Ahmed no elenco.
Spotlight
Investigação, provas e uma revelação impactante. O filme “Spotlight: Segredos Revelados” segue um grupo de jornalistas especiais, que fazem parte do núcleo investigativo do jornal “The Boston Globe”.
A trama mostra o trabalho de apuração de cinco jornalistas que recebem indícios de que padres estariam abusando sexualmente de crianças em Boston, nos EUA, sem punição. Conforme os profissionais vão seguindo os rastros das provas, eles percebem que o problema é muito mais grave e profundo do que imaginavam, e que ele chega até a Igreja Católica.
A história é baseada em um caso real, no qual jornalistas reúnem documentos que provam os crimes cometidos pelos líderes religiosos. O longa foi bastante elogiado pela crítica e ganhou o Oscar de Melhor Filme em 2016, o prêmio principal do cinema mundial.
Ele também teve destaque nas atuações, com os atores interpretando jornalistas empenhados e chocados com as descobertas. Mark Ruffalo, pelo papel de Michael Rezendes, e Rachel McAdams, por Sacha Pfeiffer, foram indicados nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz Coadjuvante.
The Post – A Guerra Secreta
Os fatos reproduzidos em “The Post” precedem os acontecimentos de “Todos os Homens do Presidente”. No filme, de 2017, uma equipe do “The Washington Post” tem documentos sigilosos do pentágono relacionados à guerra do Vietnã e eles devem decidir se vão publicar ou não. Eles acreditam na liberdade de imprensa mas podem acabar criando uma guerra contra o então presidente Nixon.
Séries
The Newsroom
Criada pelo Aaron Sorkin, “The Newsroom” mostra os bastidores de um canal de televisão fictício.
A produção busca retratar com fidelidade o dia a dia dos jornalistas de uma emissora que já não está tão bem de audiência quanto antes, com a difusão da internet e de conteúdos mal apurados amplamente divulgados.
Cada temporada possui um tema central importante de discussão dentro do âmbito jornalístico, como imparcialidade e pluralidade, competitividade com outros meios de comunicação, relevância de veículos de fofoca, e o papel do jornalismo de apresentar os fatos em uma população polarizada em época de eleição.
The Morning Show
Assim como “The Newsroom”, “The Morning Show” traz os bastidores de uma emissora de televisão.
Mas nesse caso, o foco da produção é na denúncia de assédio sexual por parte de uma das estrelas do time de jornalista do canal. A trama mostra vários lados da história e como cada um lidou com a notícia, desde os responsáveis pela emissora a colega de bancada do apresentador.
A série conta com grande elenco: Jennifer Aniston, Reese Witherspoon, Steve Carell, Billy Crudup e mais.