“Aqueles que escolhem a guerra sempre perdem”, diz Zelensky ao Parlamento grego
Presidente ucraniano pediu que o país "faça mais" como membro da União Europeia para pressionar pelo fim da guerra
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse ao Parlamento grego nesta quinta-feira (7) que “aqueles que chantageiam a Europa com uma crise econômica e energética sempre perdem”.
Em um discurso virtual, Zelensky instou os parlamentares da Grécia a “fazerem mais” e usarem suas “oportunidades como membro da União Europeia para organizar a salvação de Mariupol“.
“Quem escolhe a guerra sempre perde. Quem tenta privar um país de sua independência e de sua integridade territorial sempre perde. Quem chantageia a Europa com uma crise econômica e energética sempre perde”, disse.
Zelensky afirma que as ações da Rússia não foram direcionadas apenas à Ucrânia, mas também à Europa. Para ele, os russos tentam garantir que “a pobreza energética se torne uma nova realidade neste continente”, disse ele, acrescentando que a Rússia está “fazendo tudo o que pode para provocar inflação para muitas pessoas”.
O presidente ucraniano também pediu o bloqueio de todos os bancos russos do sistema financeiro mundial. “Enquanto as tropas russas bloquearem cidades pacíficas e deportarem nosso povo, nenhum banco russo tem o direito de ganhar dinheiro no sistema financeiro mundial”, disse Zelensky.
“Eles precisam ser bloqueados. Todos eles devem ser bloqueados e não apenas alguns deles.” Ele acrescentou que “nenhum navio russo deve ter a possibilidade de entrar em qualquer parte do mundo democrático.”